SINTOMAS DO CÂNCER DE PÂNCREAS: Descubra os principais SINAIS DE ALERTA do tumor
Apesar de corresponder a apenas 1% dos diagnósticos de câncer, o Câncer de Pâncreas é um dos mais agressivos e corresponde a 5% das mortes por tumor.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se o diagnóstico de 10 mil casos anuais, e 11 mil mortes pelo câncer de pâncreas e suas irradiações e reincidências.
A principal causa da alta fatalidade do câncer de pâncreas é o diagnóstico tardio. A doença geralmente não manifesta sintomas nos estágios iniciais, mas progride com rapidez.
Para realizar o diagnóstico precoce e aumentar muito as chances de cura desse tumor tão agressivo, é necessário realizar preventivamente os exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos ou radiológicos.
Esses exames de detecção precoce são ainda mais necessários se a pessoa tiver mais de 60 anos ou apresentar os sinais sugestivos do câncer de pâncreas.
Veja os sinais e sintomas do câncer de pâncreas:
Icterícia
(pele e mucosas amarelas)
Urina escura
(cor de chá preto)
Dor em abdômen superior e costas
Após o diagnóstico, o tratamento do câncer de pâncreas varia com o tipo do tumor. Normalmente, por causa do diagnóstico tardio, a cirurgia não é o suficiente para curá-lo, sendo necessário o uso de quimioterapia e radioterapia.