ORA-PRO-NÓBIS FAZ MAL PARA OS RINS? Descubra as contraindicações da ora-pro-nóbis
O que é ora-pro-nóbis?
A planta conhecida como ora-pro-nóbis é nasceu em Minas Gerais e apresenta um alto teor de nutrientes e minerais, tornando-a versátil para diversas formas de preparo. Suas folhas, com uma coloração verde-escura, são uma fonte rica de diversos nutrientes e minerais essenciais, como ferro, zinco e manganês, que podem suprir as necessidades diárias de um adulto em uma porção de apenas 100g.
Além do mais, a Pereskia aculeata, popularmente chamada de ora-pro-nóbis, é considerada uma Planta Alimentícia Não Convencional (PANC) reconhecida pela comunidade científica, e oferece uma ampla gama de benefícios à saúde, mesmo sendo pouco frequente em nossa alimentação. É possível incorporá-la em saladas, chás, sucos, vitaminas e diversas outras receitas.
ORA-PRO-NÓBIS faz mal para os rins?
A presença do sal oxalato na planta ora-pro-nóbis tem despertado preocupação em relação à sua absorção no intestino e potencial efeito em indivíduos com doença renal crônica. No entanto, devido à escassez de estudos sobre o tema, conclusões definitivas não podem ser estabelecidas
Até o momento, não há relatos de pessoas que tenham desenvolvido doença renal em decorrência do consumo de ora-pro-nóbis, e a quantidade de oxalato presente parece ser insuficiente para ocasionar a formação de cálculos renais.
Veja a seguir os benefícios da ora-pro-nóbis:
1. Contribui para a prevenção e o tratamento da anemia
2. Apresenta alto valor proteico
3. Age como um anti-inflamatório
4. Age como um analgésico
5. Contribui para o controle da diabetes
6. Auxilia na hidratação da pele e dos cabelos
7. Capaz de atuar na modulação da microbiota intestinal
8. Possui ácido fólico na composição