BIOTINA PARA O CABELO: Para que serve? Confira LISTA com 8 ALIMENTOS RICOS em biotina
A biotina (vitamina H ou B7) é um nutriente muito conhecido por melhorar a saúde dos cabelos, unhas e pele. Há diversos suplementos e produtos no mercado (os "nutricosméticos"), que dizem promoverem uma série de benefícios.
A biotina é rica em antioxidantes e está relacionada com a produção de colágeno e de queratina. Por ser uma vitamina do complexo B, também funciona para melhorar o metabolismo e ajudar na absorção de outras vitaminas e minerais.
A biotina também tem relação com a reconstrução dos tecidos do corpo, sendo útil até mesmo para construir massa muscular. Além de que há estudos que comprovam sua eficiência no controle dos índices glicêmicos do sangue, ajudando a reduzir o risco de diabetes.
A falta de biotina pode causar queda e/ou despigmentação dos cabelos, unhas quebradiças, conjuntivite e dermatite. Em casos mais graves, pode haver até sintomas neurológicos, como depressão, letargia, dormência ou formigamento nas mãos e pés ou até alucinações.
O ideal são 30 mcg de biotina para adultos e adolescentes, que podem ser obtidas através da alimentação ou suplementos vitamínicos. Veja lista com 8 alimentos que são fontes ricas de biotina:
1.Amendoim
(101,4 mcg por 100 g)
2.Amêndoas
(43,6 mcg por 100 g)
3.Fígado
(40 mcg por 100 g)
4.Aveia
(35 mcg por 100 g)
5.Ovos
(16,5 mcg por 100g)
6.Castanha de caju
(13,7 mcg por 100 g)
7.Pão integral
(6,1 mcg por 100 g)
8.Queijo brie
(5,6 mcg por 100 g)