BURNOUT SINTOMAS FÍSICOS
veja 16 sintomas físicos e principais sinais que podem indicar a síndrome de burnout.
Burnout ou esgotamento profissional
A Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio causado por esgotamento físico resultantes de ações do trabalho que são desgastantes e demandam muita responsabilidade da pessoa.
A doença está diretamente ligada com o excesso de trabalho, comum em profissionais que trabalham sob muita pressão como médicos, jornalistas, enfermeiros, policiais, entre outros.
SINTOMAS FÍSICOS DO BURNOUT
Dentre os sintomas mais conhecidos são o nervosismo, dores de barriga, cansaço excessivo e até mesmo tonturas. Confira outros sintomas a seguir:
1. Cansaço excessivo, físico e mental
2. Dores de cabeça
3. Falta de apetite
4. Insônia
5. Dificuldade de concentração
6. Sentimentos de fracasso
7. Negatividade constante
8. Sentimentos de incompetência
9. Alterações de humor
10. Isolamento
11. Fadiga
12. Alteração da pressão arterial
13. Dores musculares
14. Problemas gastrointestinais
15. Alteração nos batimentos cardíacos
DIAGNÓSTICO DA SÍNDROME DE BURNOUT
Segundo dados do Ministério da Saúde, os profissionais mais indicados para o diagnóstico exato são o psiquiatra e o psicólogo.
TRATAMENTO DA SÍNDROME DE BURNOUT
O tratamento é realizado através de psicoterapia, mas em alguns casos, pode envolver medicamentos. Dependendo do paciente, o tratamento pode ter efeito entre 1 e 3 meses, mas varia de pessoa para pessoa.
PREVENÇÃO DA SÍNDROME DE BURNOUT
A maneira mais indicada é traçar estratégias que diminuam o estresse com o trabalho, seja praticando atividades que fogem à rotina, falar com alguém sobre o que está sentindo e não se automedicar. Procure sempre um médico antes.