MUSCULAÇÃO: Treinar TODOS OS DIAS é errado?
Junto com alimentação saudável e sono regular, a atividade física é um dos pilares para uma vida saudável e para a prevenção de diversas doenças.
Outro benefício da prática de atividade física é a perda de peso e o ganho de massa magra. Muitas são as pessoas que se motivam a praticar exercícios por razões estéticas.
Para perder peso e desenvolver os músculos, muitos geralmente escolhem o combo "atividade aeróbica e musculação". Na empolgação para obter resultados rápidos, acabam exagerando e realizando os mesmos treinos todos os dias.
Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a OMS, o ideal é um mínimo de 10 a 300 minutos semanais de atividade física moderada a vigorosa para adultos, mas como isso deve ser distribuído ao longo da semana?
Treinar musculação todos os dias é errado?
O ideal é fazer exercícios diferentes todos os dias, que estimulem as partes do corpo de formas diferentes: seja no tipo de exercício, na intensidade, na duração ou nos tempos de intervalo.
Uma rotina de atividade física faz muito bem e deve ser feita diariamente. Mas o que muitos se confundem é que treinar rotineiramente não quer dizer fazer exatamente os mesmos exercícios todos os dias, da mesma forma, com o mesmo intervalo e intensidade.
O fortalecimento do músculo ocorre quando o treino se torna muito pesado para os músculos atuais. O corpo sofre esse "estresse" e, no momento de descanso, tenta se adaptar ao desenvolver mais resistência ou construir fibras musculares mais fortes.
Inclusive, é justamente por causa de toda essa "agressão" e atividade metabólica que você sente dor muscular depois de treinar musculação.
O momento de descanso é essencial, pois é justamente nele que o músculo tem a oportunidade para se reconstruir e se fortalecer. Se não houver esse período, não haverá resultados. Além de que o excesso de treino pode provocar sérias lesões.
Qual o tempo ideal de recuperação da musculação?
A recuperação da musculação depende de alguns fatores, como: horas de sono, idade, alimentação, tempo de treinamento e grau de condicionamento corporal.
Geralmente, quanto mais intenso foi o treino de musculação, mais tempo levará para se recuperar. A modalidade de exercício também influencia na recuperação do músculo - modalidades diferentes exigem tempos diferentes.
Para que a pessoa obtenha resultados na musculação, o ideal é que dê intervalos de no mínimo 48 horas para cada estímulo, e que aumente a intensidade do exercício ao sentir que não está progredindo.
Para saber as necessidades de um organismo em específico, o ideal é conversar com um profissional de educação física, além de escutar o corpo e ver o que ele precisa.