Veja os sintomas da Síndrome de Burnout e como prevenir
Síndrome de Burnout
Segundo Ministério da Saúde, a Síndrome de Burnout também é conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional. É um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema.
Esta síndrome é comum em profissionais que atuam diariamente sob pressão e com responsabilidades constantes, como médicos, enfermeiros, professores, policiais, jornalistas, dentre outros.
Síndrome de Burnout
Traduzindo do inglês, "burn" quer dizer queima e "out" exterior.
Sintomas:
A Síndrome de Burnout envolve nervosismo, sofrimentos psicológicos e problemas físicos, como dor de barriga, cansaço excessivo e tonturas. O estresse e a falta de vontade de sair da cama ou de casa, quando constantes, podem indicar o início da doença.
1- Cansaço excessivo, físico e mental;
2- Dor de cabeça frequente;
3- Alterações no apetite;
5- Dificuldades de concentração;
Outros sintomas:
Sentimentos de fracasso e insegurança; Negatividade constante; Alterações repentinas de humor; Isolamento; Fadiga. Pressão alta; Dores musculares; Alteração nos batimentos cardíacos.
Diagnóstico:
O diagnóstico da Síndrome de Burnout é feita por profissional especialista após análise clínica do paciente.
O psiquiatra e o psicológo são os profissionais de saúde indicados para identificar o problema e orientar a melhor forma do tratamento, conforme cada caso.
Tratamento:
O tratamento da Síndrome de Burnout é feito basicamente com psicoterapia, mas também pode envolver medicamentos (antidepressivos e/ou ansiolíticos).
O tratamento normalmente surte efeito entre um e três meses, mas pode perdurar por mais tempo, conforme cada caso. Mudanças nas condições de trabalho e, principalmente, mudanças nos hábitos e estilos de vida.