Confira causas e sintomas da creatinina alta
Creatinina
A creatinina alta acontece por alterações na função dos rins, podendo surgir por situações simples, como desidratação, consumo de grandes quantidades de proteína e suplementação com creatina, ou por problemas mais sérios, como infecção renal, diabetes descompensada e pressão alta, por exemplo.
O que é creatinina?
A creatinina é uma substância produzida pelos músculos e que é eliminada pelos rins, através da urina. Por isso, avaliar os níveis de creatinina no sangue e na urina é uma forma de verificar as funções dos rins.
Os valores de creatinina no sangue variam de acordo com o laboratório e com o sexo da pessoa, mas, por norma, o nível adequado de creatinina no sangue para mulheres é considerado entre 0,60 a 1,2 mg/dL e, entre 0,70 e 1,3 mg/dL, para homens.
´Principais causas:
Atividade física excessiva; Desidratação; Alta ingestão de proteína; Consumo elevado do suplemento creatina; Pressão alta; Infecção nos rins; Insuficiência renal.
Sintomas de creatinina alta:
4- Sensação de falta de ar;
6- Inchaço nas pernas e nos braços.
Sintomas
São mais frequentes em pessoas que possuem os níveis de creatinina muito acima do valor normal de referência, além de ser mais comum também em pessoas que possuem histórico de alterações renais na família, que tenham mais de 50 anos ou que têm doenças crônicas, como diabetes e pressão alta, por exemplo.
Como é feito o diagnóstico?
O nefrologista ou o clínico geral, avalia os sinais e sintomas apresentados pela pessoa, assim como o estado geral de saúde e o histórico de doenças. Além disso, o médico também recomenda um exame de sangue para dosar a quantidade de creatinina no organismo