NEURALINK, empresa de ELON MUSK, recebe aval para testar CHIPS CEREBRAIS em humanos

A startup de neurotecnologia do bilionário Elon Musk, Neuralink, recebeu aval da Food and Drug Administration (o equivalente a Anvisa dos Estados Unidos) para fazer testes de chips cerebrais em humanos.

A Neuralink faz parte da indústria de BCI, que é o sistema que decifra sinais cerebrais e consegue traduzi-los para comandos para tecnologias exteriores.

A BCI é estudada há décadas, mas conseguir uma aprovação para, de fato, fazer testes em humanos não é algo tão comum. É necessário apresentar várias fases extremamente completas dos testes e uma coleta de segurança dos dados do estudo.

IR PARA JC.COM.BR

A Food and Drug Administration já havia recusado o pedido da Neuralink para os testes em humanos e detalhou o que precisava ser solucionado para prosseguir, de acordo com a a agência de notícias britânica Reuters.

O que é o Link?

O produto que a Neuralink irá passar para fase de testes em humanos é o chip cerebral Link. O chip visa auxiliar pacientes paralisia severa a controlar tecnologias externas usando sinais neurais.

O Link em seu funcionamento pleno significaria pacientes com doenças degenerativas graves podendo recuperar suas capacidades de se comunicar por meio do chip.

Os pacientes se comunicariam movendo cursores e digitando por meio de da mente conectados ao Bluetooth.

IR PARA JC.COM.BR

Para fazer o uso do chip, é preciso de uma cirurgia cerebral invasiva. Por meio de pronunciamento no Twitter, a Neuralink disse que o recrutamento para o ensaio clínico ainda não foi aberto.

Nenhuma outra empresa BCI conseguiu obter o selo de aprovação da FDA até hoje.

Com a aprovação para teste com pacientes humanos, a Neuralink está na frente na corrida entre das empresas BCI.

A notícia da aprovação da Neuralink para testes em humanos vem depois de uma série de polêmicas da empresa nos Estados Unidos.

A Neuralink foi criticada por por grupos de ativistas devido aos supostos experimentos em macacos. Especula-se que os animais sofreram hemorragia interna, paralisia, infecções crônicas, convulsões, declínio da saúde psicológica e até mesmo morte.

Veja as principais notícias do dia em jc

IR PARA JC.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories