EXCESSO DE VITAMINA D CAUSA INTOXICAÇÃO: Veja 7 SINAIS e saiba as QUANTIDADES ADEQUADAS para o consumo do nutriente
A vitamina D é um pró-hormônio que está relacionado com a absorção de cálcio pelo organismo, sendo importante na formação de dentes e ossos, e para o funcionamento adequado do cérebro, dos músculos e do sistema imune.
A falta de vitamina D pode causar fraqueza, espasmos musculares, dores nos ossos e nos músculos. Caso seja grave, ainda pode causar osteoporose e problemas no crescimento de crianças que podem até se tornar irreversíveis, como raquitismo e escoliose.
A vitamina D pode ser adquirida pela alimentação (peixes gordurosos e gema de ovo), pela exposição solar e pela suplementação. Esta última está fazendo bastante sucesso atualmente por causa do enorme marketing em torno dos benefícios desse nutriente.
No entanto, o consumo excessivo de vitamina D pode causar intoxicação e ter consequências até piores do que a falta. Veja os sinais:
5.Aumento da pressão arterial
6.Aumento da vontade de urinar
O excesso de vitamina D também pode aumentar a quantidade de cálcio no sangue, o que pode comprometer a função renal.
As quantidades de vitamina D devem estar na média de 600 UI/dia e não devem passar de 4.000 UI/dia, sob o risco de intoxicação. Caso ocorra, pode ser necessário hemodiálise a fim de retirar o excesso sem comprometer os rins.