Na musculação, é para valorizar a carga ou o número de repetições? Confira melhor opção para ganhar massa muscular
O que é ganho de massa muscular?
O ganho de massa muscular é basicamente a hipertrofia dos músculos quando submetidos periodicamente a exercícios físicos. O aumento de volume deles acontece a partir da sobrecarga que é imposta a eles.
Como funciona o ganho de massa muscular?
É uma combinação de vários fatores. Os dois mais conhecidos é a alimentação balanceada e um bom programa de treinamento. Também tem os níveis de hormônios no corpo; o período de descanso no qual os tecidos do organismo se regeneram, entre outras coisas.
O que mais promove o ganho de massa muscular, um treino de musculação que valoriza a carga ou o número de repetições?
De acordo com estudo feito na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), tanto faz.
Os pesquisadores acompanharam ao longo de oito semanas 18 indivíduos submetidos a diferentes protocolos de treino. Parte fez exercício com peso mais alto e menor número de repetições, enquanto os demais fizeram séries mais longas e com menos carga.
A massa muscular foi medida na primeira e na última sessão de exercícios. Quando os dois grupos foram comparados, não se observou diferença nem em termos de ganho de massa nem de estresse metabólico.
Os dados completos da pesquisa, apoiada pela FAPESP, foram publicados na revista Metabolites.
"O treino de força é um meio reconhecido para promover o crescimento muscular. No entanto, ainda não está completamente claro se o mais eficiente é valorizar a carga ou o número de repetições para se atingir a hipertrofia", explica o professor da Faculdade de Educação Física da Unicamp.
O estudo reforça a teoria de que os dois tipos de treino funcionam de modo semelhante. Além disso, consegue mostrar que a ativação muscular ocorre de maneira diferente em cada treino, mas o estresse metabólico é igual e, com isso, o resultado de hipertrofia foi igual.
Os benefícios do ganho de massa muscular:
1- Acelera o metabolismo;
2- Proteção ás articulações. músculos mais fortes podem promover maior estabilização articular;
3- Prevenção de várias doenças como diabetes, osteoporose, infartos, artrite, etc;
4- Liberação de endorfinas, deixando o indivíduo mais bem humorado e com melhor disposição física, combate a depressão;