PRETA GIL desabafa sobre TRATAMENTO DE CÂNCER e aconselha os fãs a viverem intensamente
Preta Gil, 48, utilizou suas redes sociais para incentivar seus fãs a viver intensamente. Após o diagnóstico de câncer de intestino no início do ano, a cantora e apresentadora diz que está dando muito mais valor à vida.
Preta Gil também desabafou sobre as dores e decepções do tratamento contra o câncer de intestino. Em outras oportunidades, ela destacou o apoio da família e dos amigos como essenciais durante todo esse processo.
"Depois de tudo que passei, com tanta dor e decepção, o sentimento de URGÊNCIA é cada dia mais pulsante! Então vivam também o hoje, o agora!", escreveu Preta Gil em seu Twitter.
O câncer de intestino ou câncer colorretal é um tumor maligno que se desenvolve no intestino grosso ou no reto, e é o quarto tipo de câncer mais prevalente, atrás apenas dos cânceres de pele, mama e próstata.
O histórico familiar é um fator que aumenta o risco para o câncer de intestino, mas ele também pode ser causado por hábitos de vida ruins, como tabagismo, excesso de álcool, sedentarismo, má alimentação e obesidade.
Entrevista para o Fantástico, Preta Gil revelou que desconfiou do câncer de intestino quando, ao acordar, percebeu que estava escorrendo sangue por toda sua perna. Ela também vinha sentindo dores de cabeça e crises de hipertensão.
Outros sinais do câncer de intestino são: dor ou desconforto abdominal, mudanças nos hábitos intestinais, sangue nas fezes, vontade frequente de ir ao banheiro com sensação de evacuação incompleta.
A pessoa também pode sentir cansaço, fraqueza e anemia ou perder peso sem razão aparente.
Os sintomas do câncer de intestino infelizmente nem sempre aparecem nos estágios iniciais da doença, quando tem maiores chances de cura.
Por isso, é importante realizar os exames de colonoscopia e sangue oculto nas fezes - principalmente se você tiver mais do que 45 anos.
Entre os métodos de tratamento, normalmente é utilizado cirurgia para a retirada do tumor. Para reduzir a chance de incidência, a radioterapia pode ser utilizada, aliada ou não à quimioterapia.
Hoje, ela está bem e recentemente voltou a trabalhar. Aos poucos está retomando sua vida e recentemente até saiu para se divertir com seus amigos em um show de Caetano Veloso no Parque de Ibirapuera, em São Paulo.