CIGARRO ELETRÔNICO

Os dispositivos eletrônicos para fumar (DEF), são também conhecidos como cigarros eletrônicos, vaper, pod, e-cigarette, e-ciggy, e-pipe, e-cigar, heat not burn (tabaco aquecido), entre outros.

COMO FUNCIONA O CIGARRO ELETRÔNICO?

Em geral, o cigarro eletrônico possui um formato cilíndrico, tem uma ponteira que funciona como uma piteira e, na parte interna, um pequeno tanque no qual é inserido o líquido, que é composto de nicotina, sabores artificiais e aromatizantes, além de outras substâncias.

PROIBIDO PELA ANVISA

A comercialização, importação e propaganda de todos os tipos de dispositivos eletrônicos para fumar são proibidas no Brasil, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Essa decisão se baseou no princípio da precaução, devido à inexistência de dados científicos que comprovassem as alegações atribuídas a esses produtos.

IR PARA JC.COM.BR

TABAGISMO

O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco.

Os produtos derivados do tabaco (cigarro, cigarro eletrônico, charutos, cigarro de palha, entre outros), contêm nicotina, causam dependência e aumentam o risco de desenvolver doenças crônicas não transmissíveis (DNCT).

NÚMEROS

O consumo de tabaco e seus derivados mata cerca de 8 milhões de indivíduos a cada ano em todo o planeta, de acordo com World Health Organization.

ALERTA

Alguns estudos mostram que o uso do eletrônico aumenta em cerca de três vezes as chances de o usuário fumar também cigarros comuns.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), os níveis de toxicidade do cigarro eletrônico podem ser tão prejudiciais quanto os do cigarro tradicional, já que combinam substâncias tóxicas com outras que, muitas vezes, apenas mascaram os efeitos danosos do cigarro.

IR PARA JC.COM.BR

Veja a seguir alguns dos principais perigos do uso do cigarro eletrônico, popularmente conhecido como vape ou pod.

Infecções pulmonares: o vapor emitido pelo cigarro eletrônico pode causar ou aumentar as chances de infecções pulmonares

Trombose, acidente vascular cerebral e infarto

Câncer de pulmão: devido as mais de 80 substâncias químicas em sua composição

FONTES

Ler Mais

Veja as principais notícias do dia em jc

IR PARA JC.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories