Crendices populares ou mesmo doutrinas religiosas atribuem diferentes significados ao ato de acordar às 3h da manhã. Enquanto isso, na ficção, filmes de terror e programas televisivos que abordam fenômenos entendidos como paranormais já exploraram diversas vezes a chamada "hora do diabo".
Em comum, a motivação aparece sempre associada ao oculto. Para uns, o despertar nesse horário deve servir de alerta, pois seria quando forças malignas atuariam com mais força sobre os pensamentos das pessoas.
Para outros, esse é um sinal de que espíritos – que podem ser de entes queridos – estão tentando se comunicar com o sujeito. Há ainda quem defenda que, por razões desconhecidas, esse seria o período com maior propensão para a ocorrência de manifestações paranormais.
Ainda que, para os diferentes credos, não exista uma unanimidade sobre os significados de se acordar às 3h, é notável como o horário é visado, aparecendo em lendas e histórias e sendo citado em religiões diversas. E talvez tanta insistência no horário tenha uma explicação.
Para começar, o fenômeno não é incomum. Segundo Greg Murray, diretor do Centro de Saúde Mental da Swinburne University of Technology, na Austrália, o acontecimento é relatado por cerca de uma em cada três pessoas.
O pesquisador da psicologia, que já desenvolveu estudos sobre humor, sono e sistema circadiano (o relógio interno que regula o sono), estabelece que há razões neurofisiológicas que contribuem para o fenômeno do despertar noturno.
"Em uma noite normal de sono, nossa neurobiologia atinge um ponto de virada por volta das 3h ou 4h da manhã", informa.
Nessa fase, a temperatura corporal central começa a subir, o impulso para dormir está diminuindo, a produção de melatonina – o hormônio do sono – já atingiu o pico, e os níveis de cortisol – um hormônio do estresse – estão aumentando à medida que o corpo se prepara para o dia que vai se iniciar.
"Ocorre que, quando o sono está indo bem para nós, simplesmente desconhecemos esses despertares noturnos. Mas adicione um pouco de estresse ao fenômeno e há uma boa chance de que o ato de acordar se torne um estado totalmente autoconsciente", sinaliza Murray.
O que fazer para não ter insônia ao acordar às 3h da manhã?
Greg Murray recomenda a meditação como um meio de amenizar o sofrimento causado pelos despertares noturnos. Mas o estudioso admite que, às vezes, a meditação não funciona.
"Nesse caso, se eu ainda estiver preso em pensamento negativo após 15 ou 20 minutos, sigo os conselhos da terapia cognitivo-comportamental e me levanto, ligo a luz fraca e leio. Essa ação pode parecer mundana, mas, às 3h da manhã, é poderosamente compassiva e pode nos ajudar a dispensar esses pensamentos improdutivos", comenta.
Quando despertares se tornam insônia
A neurologista Janaína Pacheco, especialista em medicina do sono, afirma que para se chegar a um diagnóstico de insônia, é preciso avaliar as particularidades de cada caso.
A neurologista recomenda que as causas por trás da insônia, necessariamente, sejam tratadas. Além disso, ela recomenda a adesão a uma rotina saudável, com boa dieta e prática de atividades físicas, e à higiene do sono para a melhora do repouso noturno.
Esta matéria contém informações do site O Tempo. No entanto, para melhores resultados em sua noite de sono e avaliações seguras, procure recomendações com profissionais da área de saúde.