SINTOMAS DE ANSIEDADE: Veja 9 SINAIS físicos e psicológicos do TRANSTORNO DE ANSIEDADE
Segundo dados da OMS, o Brasil tem cerca de 18 milhões de pessoas diagnosticadas com transtorno de ansiedade, tornando-se o país mais ansioso do mundo.
É importante aprender a diferenciar o sentimento de ansiedade de um transtorno. Enquanto o primeiro é passageiro, o segundo é crônico ao ponto de atrapalhar a vida pessoal e social de quem tem essa doença.
Veja 9 sintomas do transtorno de ansiedade:
1.Problemas de sono
Por causa da preocupação exagerada com eventos futuros, você pode ter dificuldades para pegar no sono, ou então uma tendência a acordar no meio da noite. Ainda pode acontecer de ter muitos pesadelos durante o sono.
2.Pensamentos obsessivos
Você tem pensamentos indesejáveis repetidamente e obsessivamente. Eles não se dispersam da sua mente e interferem no seu cotidiano e nas suas relações.
3.Sensação de constrangimento
Você tem a impressão de que todos estão olhando para você e se sente inseguro até para realizar atividades simples e cotidianas, como falar com alguém ou até comer e beber em frente às pessoas.
4.Sensação de falta de ar
A garganta parece estar se fechando, a respiração fica ofegante e você tem dificuldades para respirar.
5.Tensão muscular
Os hormônios do stress são liberados e fazem com que a musculatura fique tensa e rígida. Isso é tão comum que muitas vezes as pessoas que têm há muito tempo até se acostumam e deixam de perceber.
6.Apetite desregulado
A ansiedade crônica pode desregular seu apetite, causando perda ou fome descontrolada. Também é possível que afete sua digestão, causando náuseas, diarreia ou até uma infecção.
7.Alterações no humor
Você tem alterações de humor frequentes e sem causa aparente, sobretudo em situações de estresse. Esse é um dos sintomas mais comuns.
8.Vertigem e tontura
A respiração aumenta, causando tonturas, vertigens e uma sensação de desmaio.
9.Palpitações e dores no peito
Os batimentos cardíacos aumentam o ritmo, até mesmo em repouso.
Caso você sinta estes sintomas com frequência, é importante procurar ajuda médica e psicológica para realizar um tratamento adequado. A ansiedade não deve prejudicar a sua vida!