Confira para que serve o chá de alecrim e como fazer
Além de ser conhecido por um delicioso aroma e sabor, o chá de alecrim possui diversos benefícios para a saúde. Efeitos que se devem ao fato de esta ser uma erva rica em vitaminas A, C, K, B1 e B2.
Benefícios do chá de alecrim:
1- Combate os radicais livres e previne doenças:
Por ser rico em compostos fenólicos antioxidantes e anti-inflamatórios, elimina os radicais livres e previne problemas de saúde e doenças como derrame e câncer. Além disso, tem poder antimicrobiano, prevenindo dores de garganta e de barriga.
2- Previne contra a candidíase:
Devido às suas substâncias antifúngicas, ajuda no combate e prevenção da infecção causada pelo fungo Candida Albicans.
3- Ajuda no emagrecimento:
Por ter ação diurética, o chá de alecrim auxilia na redução da retenção de líquidos e na melhora do trânsito intestinal, beneficiando quem está em processo de emagrecimento.
4- Alivia o excesso de gases:
Contribui para melhorar a digestão dos alimentos naquele dia ou semana que os alimentos estão estranhamente mais "pesados no estômago". Nesse caso, a dica é tomar uma xícara do chá antes do almoço.
Chá de alecrim e saúde do cabelo:
De acordo com a nutricionista Renata Buzzini, o chá de alecrim é antioxidante, possui fitoquímicos que ajudam as células a não envelhecerem e previne a oxidação celular, além de acelerar a circulação. Então, a ação antifúngica, somada a essas outras, pode favorecer o nascimento de fios de cabelo.
Mas, para que isso ocorra, o chá de alecrim deve ser usado para lavar o cabelo. Dessa forma, ele fortalece os fios e combate a oleosidade excessiva e a caspa, melhorando a circulação do couro cabeludo.
Óleo essencial do alecrim:
É muito rico e muito complexo e é a ação em conjunto disso que faz dele tão especial e poderoso.
Como fazer o chá de alecrim:
Ingredientes:
5 g de folhas frescas de alecrim (aproximadamente 1 colher de sopa bem generosa); 250 ml de água quente.
Modo de preparo:
Esquente a água até chegar ao ponto de começar a levantar fervura; Adicione o alecrim; Tampe a panela por de 7 a 10 minutos; Coe o chá e consuma.
Observações:
O consumo diário deve ser de uma caneca. Não adicione açúcar ao chá para não minimizar o poder anti-inflamatório da bebida.
Todas as informações são do portal GE Globo