Confira 5 remédios caseiros infalíveis para ajudar a combater a dor de garganta.
DOR DE GARGANTA
Com a chegada do inverno, doenças como a gripe e o resfriado, se tornam cada vez mais comuns. A dor de garganta pode ser combatida tanto por medicamentos receitados por um médico quanto por receitas naturais feitas em casa.
GRIPE
A gripe, por exemplo, é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão e que têm a dor de garganta com um dos seus principais sintomas.
ALERTA
É importante ressaltar que as motivações das dores de garganta podem ser diversas. Existe dor de garganta viral, alérgica ou bacteriana. As dicas dessa matéria não substituem o acompanhamento de um médico.
Confira a seguir 5 remédios caseiros rápidos e práticos para combater a dor de garganta
1) CHÁ DE LIMÃO COM MEL E GENGIBRE
O limão é um dos ingredientes mais presentes nos remédios caseiros para garganta, juntamente com o mel. Isso porque o limão é rico em vitamina C e antioxidantes, que lhe confere uma forte ação anti-inflamatória.
2) CHÁ DE CAMOMILA COM MEL
Outro ingrediente conhecido para dor de garganta é a camomila, que tem forte ação anti-inflamatória, adstringente e estimuladora do sistema imunológico, o que ajuda a acalmar a garganta.
O mel ajuda a hidratar os tecidos irritados e, de quebra, torna o chá mais doce e saboroso.
3) CHÁ DE MAÇÃ COM CANELA
O chá de maçã é rico em fibras e polifenóis, que são micronutrientes que atuam como antioxidantes. A maçã é conhecida por sua função adstringente, que auxilia na "limpeza" da garganta e melhora a ressonância da voz.
4) CHÁ DE ALHO
Os benefícios do alho vão muito além de temperar e deixar a comida mais saborosa. Ele tem ação antibacteriana, ajuda na diminuição do colesterol e regula a pressão arterial. A alicina é a substância responsável por esses benefícios e pelo aroma marcante do alho quando amassado.
5) CHÁ DE NOZ-MOSCADA
A noz-moscada tem propriedade antibacteriana, ansiolítica, afrodisíaca, aumenta a imunidade e alivia cólica menstrual e intestinal.
VACINAÇÃO
É importante lembrar que a vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe e suas complicações. A vacina é segura e é considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos por gripe.