Confira estudo sobre o acúmulo de gordura abdominal aumentar risco de deficiência de vitamina D
O que é Vitamina D?
A vitamina D é um hormônio esteroide que se desenvolve em nosso organismo somente com a exposição ao sol, ou seja, ela não é produzida naturalmente.
Como manter a vitamina D?
Dez minutos diários de exposição, antes das 10h ou após às 16h, já é suficiente, porém, vale ressaltar que para que o organismo absorva a vitamina D, a exposição ao sol deve ser feita sem o uso do protetor solar
Também não é necessário ficar exposto na piscina ou na praia. Atividades simples, como caminhadas e prática de exercícios ao ar livre, já fornecem a quantidade diária necessária que o organismo precisa.
A alimentação também é uma aliada para ajudar a manter os níveis da vitamina D equilibrados. Ela pode ser encontrada nos peixes de água salgada, como sardinha e salmão; na carne; no leite; nos ovos; na manteiga; nas castanhas e nozes; no feijão; na couve e no espinafre.
Benefícios da Vitamina D:
1- Regular a absorção de cálcio e fósforo pelo organismo;
2- Manter o cérebro funcionando;
3- Fortificar ossos, dentes e músculos.
Para as mulheres, ela é fundamental na prevenção da osteoporose.
Ausência de Vitamina D:
A sua ausência está relacionada a várias doenças, como infecções virais e bacterianas, doenças inflamatórias intestinais, doenças autoimunes, cardiovasculares e neurodegenerativas.
Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em parceria com a University College London (Inglaterra), mostrou, pela primeira vez, que o acúmulo de gordura abdominal é um fator de risco para insuficiência e deficiência de vitamina D em pessoas com mais de 50 anos.
De acordo com Tiago da Silva Alexandre, professor de Gerontologia da UFSCar e autor do estudo publicado na revista Nutrients, tanto a obesidade abdominal quanto a insuficiência e deficiência de vitamina D são questões prevalentes na população idosa.
'"No entanto, com esse estudo mostramos que é a gordura abdominal que aumenta o risco de insuficiência e deficiência de vitamina D e não apenas a relação inversa, como alguns estudos já haviam demonstrado. Não estamos descartando que a vitamina D levaria à obesidade, apenas demonstrando que o acúmulo de gordura abdominal também é uma via para a carência dessa vitamina", afirma ele.