Gilberto Gil fala sobre a luta de Preta Gil contra o câncer de intestino

Preta Gil, de 48 anos, foi diagnosticada com câncer de intestino no início do ano. Desde lá a cantora vem nessa luta, sentindo as dores e decepções do tratamento, Em outras oportunidades, ela destacou o apoio da família e dos amigos como essenciais durante todo esse processo.

Gilberto Gil fala sobre a luta da sua filha Preta Gil:

O cantor Gilberto Gil desabafou ao relembrar quando a filha, Preta Gil, recebeu o diagnóstico de câncer no intestino. Em entrevista a revista Veja, ele contou que é uma aflição ver sua filha sofrendo da doença. E diz ter que lidar com ameaça de morte.

"É uma aflição ver uma menina, uma filha que nem tem 50 anos, sofrendo de uma doença apavorante. Falo com a Preta o tempo todo, com os médicos, e leio a respeito" diz o cantor.

IR PARA JC.COM.BR

"Ela vive cercada pela família e estamos reunindo forças e propósitos para lhe dar o melhor tratamento, renovar sua disposição e sua positividade espiritual. Juntamente a isso, temos de lidar com a ameaça da morte", diz.

Gilberto Gil ainda revela que tem dito palavras de resignação em relação àquilo que é inevitável, ao mesmo tempo que busca condições para a cura.

O câncer de intestino é um tumor maligno que se desenvolve no intestino grosso ou no reto, e é o quarto tipo de câncer mais prevalente, atrás apenas dos cânceres de pele, mama e próstata.

Segundo Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 40 mil pessoas são diagnosticadas anualmente com câncer de intestino.

Fatores de risco:

O histórico familiar é um fator que aumenta o risco para o câncer de intestino, mas ele também pode ser causado por hábitos de vida ruins, como tabagismo, excesso de álcool, sedentarismo, má alimentação e obesidade.

IR PARA JC.COM.BR

Sintomas do câncer de intestino:

Dor ou desconforto abdominal; Sangue nas fezes; Vontade frequente de ir ao banheiro com sensação de evacuação incompleta; Perda de peso sem razão; Cansaço e fraqueza constante.

Lembrando que os sintomas do câncer de intestino nem sempre aparecem nos estágios iniciais da doença, quando tem maiores chances de cura.

Por isso, é importante realizar os exames de colonoscopia e sangue oculto nas fezes - principalmente se você tiver mais do que 45 anos.

Entre os métodos de tratamento, normalmente é utilizado cirurgia para a retirada do tumor. Para reduzir a chance de incidência, a radioterapia pode ser utilizada, aliada ou não à quimioterapia.

O tratamento de Preta Gil vem dando bons resultados. Hoje, ela está bem e recentemente voltou a trabalhar. Aos poucos está retomando sua vida e recentemente até saiu para se divertir com seus amigos em um show de Caetano Veloso no Parque de Ibirapuera, em São Paulo.

Veja as principais notícias do dia em jc

IR PARA JC.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories