Gilberto Gil fala sobre a luta de Preta Gil contra o câncer de intestino
Preta Gil, de 48 anos, foi diagnosticada com câncer de intestino no início do ano. Desde lá a cantora vem nessa luta, sentindo as dores e decepções do tratamento, Em outras oportunidades, ela destacou o apoio da família e dos amigos como essenciais durante todo esse processo.
Gilberto Gil fala sobre a luta da sua filha Preta Gil:
O cantor Gilberto Gil desabafou ao relembrar quando a filha, Preta Gil, recebeu o diagnóstico de câncer no intestino. Em entrevista a revista Veja, ele contou que é uma aflição ver sua filha sofrendo da doença. E diz ter que lidar com ameaça de morte.
"É uma aflição ver uma menina, uma filha que nem tem 50 anos, sofrendo de uma doença apavorante. Falo com a Preta o tempo todo, com os médicos, e leio a respeito" diz o cantor.
"Ela vive cercada pela família e estamos reunindo forças e propósitos para lhe dar o melhor tratamento, renovar sua disposição e sua positividade espiritual. Juntamente a isso, temos de lidar com a ameaça da morte", diz.
Gilberto Gil ainda revela que tem dito palavras de resignação em relação àquilo que é inevitável, ao mesmo tempo que busca condições para a cura.
O câncer de intestino é um tumor maligno que se desenvolve no intestino grosso ou no reto, e é o quarto tipo de câncer mais prevalente, atrás apenas dos cânceres de pele, mama e próstata.
Segundo Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 40 mil pessoas são diagnosticadas anualmente com câncer de intestino.
Fatores de risco:
O histórico familiar é um fator que aumenta o risco para o câncer de intestino, mas ele também pode ser causado por hábitos de vida ruins, como tabagismo, excesso de álcool, sedentarismo, má alimentação e obesidade.
Sintomas do câncer de intestino:
Dor ou desconforto abdominal; Sangue nas fezes; Vontade frequente de ir ao banheiro com sensação de evacuação incompleta; Perda de peso sem razão; Cansaço e fraqueza constante.
Lembrando que os sintomas do câncer de intestino nem sempre aparecem nos estágios iniciais da doença, quando tem maiores chances de cura.
Por isso, é importante realizar os exames de colonoscopia e sangue oculto nas fezes - principalmente se você tiver mais do que 45 anos.
Entre os métodos de tratamento, normalmente é utilizado cirurgia para a retirada do tumor. Para reduzir a chance de incidência, a radioterapia pode ser utilizada, aliada ou não à quimioterapia.
O tratamento de Preta Gil vem dando bons resultados. Hoje, ela está bem e recentemente voltou a trabalhar. Aos poucos está retomando sua vida e recentemente até saiu para se divertir com seus amigos em um show de Caetano Veloso no Parque de Ibirapuera, em São Paulo.