BERBERINA: Saiba tudo sobre o "OZEMPIC NATURAL", remédio que viralizou nas redes sociais e que promete EMAGRECIMENTO
BERBERINA
Depois do Ozempic — remédio que originalmente é produzido para tratar diabetes — ter viralizado como emagrecedor, agora outra substância também ganhou as redes sociais com relatos de perda de peso: a berberina.
CONTROLE DE DIABETES E COLESTEROL
A Berberina é um fitoterápico natural extraído de diversas plantas, sendo muito presente na espécie Phellodendron amurense, e vem se destacando enormemente por ser uma alternativa natural e apresentar propriedades que controlam a diabetes e o colesterol.
E foi justamente por ser um composto obtido a partir de plantas medicinais, que a Berberina ganhou o nome de "Ozempic natural"
O medicamento é tomado por via oral como um pó, cápsula ou comprimido.
Confira a seguir alguns dos efeitos da Berberina, remédio popularmente conhecido como "Ozempic natural":
Reduz os sintomas da diarreia causada pela síndrome do intestino irritável.
Em pessoas com diabetes, a berberina pode diminuir a glicemia em jejum, após as refeições e hemoglobina glicada
MAS A BERBERINA AJUDA REALMENTE A EMAGRECER?
Até o momento, as evidências científicas mais fortes vêm de duas revisões que analisaram outros estudos clínicos e indicaram leve redução de peso, uma discreta redução do IMC (índice de massa corporal) e circunferência da cintura.
ALERTA
Os estudos foram realizados em pessoas com obesidade, então não é possível dizer que a berberina tem o mesmo efeito em outros grupos. Assim, por enquanto, não há indicação direta de uso para emagrecimento na população geral.
CONTRAINDICAÇÕES
A substância é contraindicada para pessoas grávidas ou que estão amamentando, recém-nascidos e indivíduos com doenças convulsivas ou problemas de coagulação. Isso é uma espécie de padrão dos fitoterápicos, uma vez que não há estudos suficientes sobre a ação do composto nesses públicos.
EFEITOS COLATERAIS
Além disso, ao analisar a goldenseal, planta da qual a berberina é extraída, foram identificados efeitos colaterais como: náuseas; ansiedade e indigestão.