O fígado é um dos responsáveis por filtrar as toxinas e substâncias que fazem mal ao nosso corpo, além de absorver a glicose, diminuindo a presença do açúcar no sangue. É, também, crucial para fazer uma boa digestão dos alimentos ao produzir a bile, substância que funciona principalmente para absorver a gordura.
O excesso de gordura no fígado é localizado através de exames. No entanto, em casos mais graves, alguns sintomas são perceptíveis no corpo humano.
Sintomas
Em casos mais graves, podem aparecer sintomas como: Fadiga (cansaço) e fraqueza; Perda de apetite; Náusea e vômito; Olhos e pele amarelados; Dor abdominal moderada a intensa;
Uma das maiores ameaças ao bom funcionamento do fígado é o acúmulo de gordura. Veja algumas receitas de chá para gordura no fígado.
Chá de dente-de-leão
Possui minerais (como o manganês e o ferro) e antioxidantes que ajudam a eliminar toxinas, por terem efeito diurético. Pensando mais especificamente no fígado, o chá de dente-de-leão pode ajudar a estimular a produção da bile, o líquido que ajuda a digerir e absorver gorduras.
Modo de preparo
Aqueça 250 ml de água filtrada até formar bolhas, sem ferver;
Acrescente uma colher da raiz de dente-de-leão picada e mexa bem;
Tampe a xícara e deixe em infusão por 10 minutos;
Coe e sirva!
Chá de pitangueira
A segunda opção de chá para gordura no fígado também é rica em nutrientes como a vitamina C. O chá da folha da pitangueira tem propriedades anti-inflamatórias, que também agem no fígado.
Modo de preparo
Aqueça 250ml de água, sem deixar ferver;
Depois de ferver, adicione uma colher de sopa de folhas de pitangueira;
Deixe a infusão descansar por cinco minutos e sirva.
Chá de macela-do-nordeste
Essa planta é muito usada popularmente para tratar problemas digestivos, como a azia. E esse uso não é descabido. Já existem estudos que mostram que uma substância presente na macela-do-nordeste, a ternatina, tem efeito anti-inflamatório e ajuda a proteger o estômago e o fígado.
Modo de preparo
Aqueça 250 ml de água filtrada até formar bolhas, sem ferver;
Acrescente meia colher de chá de folhas de macela-do-nordeste secas;
Tampe a xícara e deixe na infusão de 5 a 7 minutos;
Coe e sirva!
Chá de casca de limão
O chá de casca de limão ajuda na digestão e a diminuir toxinas e líquidos que podem ficar acumulados no fígado. Além disso, o chá de casca de limão reaproveita algo que geralmente costuma ser descartado, além de ser muito gostoso - a casca do limão!
Modo de preparo
Aqueça 250 ml de água filtrada até formar bolhas, sem ferver;
Acrescente a casca do limão;
Tampe a xícara e deixe na infusão por 10 a 15 minutos;
Coe e sirva!
Chá de cúrcuma
Outro chá para gordura no fígado é o chá de cúrcuma, uma bebida anti-inflamatória e antioxidante.
Modo de preparo
Aqueça 1 litro de água filtrada até formar bolhas, sem ferver;
Adicione 2 colheres rasas de café de cúrcuma em pó;
Deixe no fogo baixo de 5 a 10 minutos;
Coe e sirva!
Esta matéria contém informações do site Que Bem que Faz. No entanto, as informações de caráter educativo não substituem avaliações profissionais. Realize consultas médicas para qualquer tomada de decisão.