O fígado é um dos responsáveis por filtrar as toxinas e substâncias que fazem mal ao nosso corpo, além de absorver a glicose, diminuindo a presença do açúcar no sangue. É, também, crucial para fazer uma boa digestão dos alimentos ao produzir a bile, substância que funciona principalmente para absorver a gordura.

O excesso de gordura no fígado é localizado através de exames. No entanto, em casos mais graves, alguns sintomas são perceptíveis no corpo humano.

Sintomas

Em casos mais graves, podem aparecer sintomas como: Fadiga (cansaço) e fraqueza; Perda de apetite; Náusea e vômito; Olhos e pele amarelados; Dor abdominal moderada a intensa;

Uma das maiores ameaças ao bom funcionamento do fígado é o acúmulo de gordura. Veja algumas receitas de chá para gordura no fígado.

IR PARA JC.COM.BR

Chá de dente-de-leão

Possui minerais (como o manganês e o ferro) e antioxidantes que ajudam a eliminar toxinas, por terem efeito diurético. Pensando mais especificamente no fígado, o chá de dente-de-leão pode ajudar a estimular a produção da bile, o líquido que ajuda a digerir e absorver gorduras.

Modo de preparo

Aqueça 250 ml de água filtrada até formar bolhas, sem ferver; Acrescente uma colher da raiz de dente-de-leão picada e mexa bem; Tampe a xícara e deixe em infusão por 10 minutos; Coe e sirva!

Chá de pitangueira

A segunda opção de chá para gordura no fígado também é rica em nutrientes como a vitamina C. O chá da folha da pitangueira tem propriedades anti-inflamatórias, que também agem no fígado.

Modo de preparo

Aqueça 250ml de água, sem deixar ferver; Depois de ferver, adicione uma colher de sopa de folhas de pitangueira; Deixe a infusão descansar por cinco minutos e sirva.

Chá de macela-do-nordeste

Essa planta é muito usada popularmente para tratar problemas digestivos, como a azia. E esse uso não é descabido. Já existem estudos que mostram que uma substância presente na macela-do-nordeste, a ternatina, tem efeito anti-inflamatório e ajuda a proteger o estômago e o fígado.

IR PARA JC.COM.BR

Modo de preparo

Aqueça 250 ml de água filtrada até formar bolhas, sem ferver; Acrescente meia colher de chá de folhas de macela-do-nordeste secas; Tampe a xícara e deixe na infusão de 5 a 7 minutos; Coe e sirva!

Chá de casca de limão

O chá de casca de limão ajuda na digestão e a diminuir toxinas e líquidos que podem ficar acumulados no fígado. Além disso, o chá de casca de limão reaproveita algo que geralmente costuma ser descartado, além de ser muito gostoso - a casca do limão!

Modo de preparo

Aqueça 250 ml de água filtrada até formar bolhas, sem ferver; Acrescente a casca do limão; Tampe a xícara e deixe na infusão por 10 a 15 minutos; Coe e sirva!

Chá de cúrcuma

Outro chá para gordura no fígado é o chá de cúrcuma, uma bebida anti-inflamatória e antioxidante.

Modo de preparo

Aqueça 1 litro de água filtrada até formar bolhas, sem ferver; Adicione 2 colheres rasas de café de cúrcuma em pó; Deixe no fogo baixo de 5 a 10 minutos; Coe e sirva!

IR PARA JC.COM.BR

Esta matéria contém informações do site Que Bem que Faz. No entanto, as informações de caráter educativo não substituem avaliações profissionais. Realize consultas médicas para qualquer tomada de decisão.

Veja as principais notícias do dia em jc

IR PARA JC.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories