O que é nosofobia? Entenda transtorno que afeta a atriz Claudia Ohana

Nosofobia

A nosofobia é um transtorno de ansiedade em que existe um medo grande de adquirir uma doença específica no futuro.

Geralmente, pessoas que são mais ansiosas ou têm algum outro transtorno de ansiedade são mais suscetíveis a desenvolver essa condição clínica, assim como indivíduos que têm contato com temas ligados a doenças, como é o caso de profissionais de saúde.

Em entrevista a revista Quem, a atriz Claudia Ohana, de 60 anos, que está no ar na novela Vai na Fé, da Rede Globo, revelou que sofre do transtorno.

IR PARA JC.COM.BR

Ela ainda disse que sente pavor de ficar doente desde criança.

Em um dos momentos de crise, estava com o nariz sangrando e o medo a fez pensar que estava com um tumor cerebral.

Ela também afirmou que evita buscar informações sobre doenças, sendo assim, não navega no Google e não lê bulas de medicamentos.

"Estou lendo um livro sobre o poder do subconsciente e das palavras e do poder da mente sobre nós, o controle que temos. Todo dia eu falo coisas positivas e quando entro no pensamento da doença, eu falo: 'Não, não estou com nada, estou ótima, maravilhosa, não é comigo que está acontecendo e tal'. Ajuda para c***lho", acrescenta atriz.

Há números sobre diagnósticos no Brasil?

No Brasil, por não ser formalmente classifica no DSM, o livro de referência de diagnóstico em transtorno mental psiquiátrico, não há números sobre quantas pessoas são acometidas pelo transtorno, segundo a médica psiquiatra. É um pouco mais estudada nos Estados Unidos, onde há centros que avaliam mais especificamente a nosofobia.

IR PARA JC.COM.BR

Quais são as causas?

Segundo a médica psiquiatra, especialista em terapia do esquema, neurociências e neuropsicologia, Nina Ferreira, as causas são multifatoriais.

"O primeiro ponto é ter pré-disposição genética para ter a ansiedade elevada. Sem ter essa suscetibilidade genética, dificilmente a pessoa desenvolve a nosofobia. O segundo ponto de interferência está ligado com experiências prévias com doenças com ela própria ou pessoas próximas", diz a especialista.

E os sintomas?

O medo de contrair uma doença pode desenvolver outros sintomas, como ficar sempre tensa, angustiada e apresentar sintomas físicos, como taquicardia e falta de ar quando pensa no risco de ter a doença. Sempre ficar pesquisando sobre a doença pela internet ou com médicos.

Como é o diagnóstico?

O diagnóstico é clínico, feito por meio de avaliação do profissional de saúde mental, do médico psiquiátrico ou do psicólogo. Para saber se é de fato nosofobia, somente após consulta com profissional de saúde, pois pode ser confundido com outras patologias.

Tratamento

O protocolo inicial para tratamento envolve a psicoterapia. A que mais tem evidência é a terapia cognitiva comportamental, conforme a psiquiatra. Agora, quando os sinais e sintomas de ansiedade estão muito intensos e prejudicam o paciente, é necessário associar medicamentos para a ansiedade patológica.

Veja as principais notícias do dia em jc

IR PARA JC.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories