Como identificar a DEPRESSÃO? Veja os SINAIS dessa doença e quais são as CAUSA PRINCIPAIS
A depressão tem um impacto significativo na vida de muitas pessoas e já se tornou a principal causa de incapacitação. No Brasil, por exemplo, de acordo com dados do Ministério da Saúde, estima-se que a doença afete aproximadamente 15,5% da população.
Estudos científicos têm apontado que a depressão pode ter uma origem genética. Estima-se que o componente genético possa determinar até 40% da probabilidade de desenvolver a doença.
Além do fator genético, outros elementos podem desempenhar um papel importante no desencadeamento de episódios depressivos. Eventos estressantes, como traumas emocionais, problemas no trabalho ou relacionamentos podem ser gatilhos para a depressão.
Além disso, desequilíbrios na bioquímica cerebral, especialmente na produção de hormônios como a noradrenalina e a serotonina, também podem contribuir para o surgimento da doença.
Quais são os sintomas e sinais de alerta da depressão?
Humor depressivo e autodesvalorização
Insônia ou sonolência e perda do apetite
Redução do interesse sexual
Falta de energia ou cansaço excessivo
O diagnóstico da depressão não é realizado por meio de exames laboratoriais específicos, mas sim por uma avaliação clínica do histórico do paciente e análise de seu estado mental.
O tratamento da depressão pode envolver o uso de medicamentos ou psicoterapia. Ele pode ser realizado na Atenção Primária, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) ou ambulatórios especializados.