SANGUE OCULTO NAS FEZES É SEMPRE CÂNCER? Descubra o que pode ser
Frequentemente evitado ou esquecidos por pacientes e até por médicos, o exame de sangue oculto nas fezes é um dos mais importantes para identificar diversas doenças do intestino.
Além de ser barato, simples e não invasivo, ele funciona como uma espécie de "triagem", indicando quem deve fazer colonoscopia ou não.
Para o exame de sangue oculto nas fezes, uma pequena parte das fezes será recolhida e analisada em laboratório, onde os profissionais estarão atentos à presença de sangue que poderá ou não ser visível a olho nu.
Cerca de 10% dos pacientes costumam testar positivo para esse exame. Quando isso ocorre, é necessário a presença de exames complementares, como a colonoscopia.
O exame de sangue oculto nas fezes pode indicar o que?
O exame de sangue oculto nas fezes é uma ferramenta importante na detecção do câncer de intestino ainda nos estágios iniciais, aumentando suas chances de cura.
Para realizar o exame de sangue oculto nas fezes, não é preciso estar em jejum ou seguir uma dieta específica. No entanto, é recomendado o consumo de alimentos ricos em fibras para facilitar a coleta.
Álcool, aspirina e alguns outros medicamentos podem irritar o estômago e causar hemorragia oculta, devendo também ser evitados nas 48 horas que antecedem a coleta, pois podem prejudicar os resultados.
As fezes devem ser colhidas em um material limpo e seco, para evitar contaminação, e devem ser entregues em até no máximo 2 horas após a coleta.