Saiba os sintomas do câncer no reto e como prevenir

Segundo o Ministério da Saúde o Brasil, o câncer colorretal mais conhecido como câncer no reto é o terceiro tipo de tumor com mais incidência na população, com aproximadamente 40 mil novos casos diagnosticados por ano.

Como detectar?

O câncer colorretal abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso (cólon), no reto (final do intestino) e no ânus. É passível de tratamento e, quando detectado precocemente, costuma ser curável.

Os sintomas mais comuns:

IR PARA JC.COM.BR

1- Presença de sangue nas fezes;

2- Dor e cólica abdominal frequente com mais de 30 dias de duração;

3- Alteração no ritmo intestinal de início recente - quando um indivíduo que tinha o funcionamento intestinal normal passa a ter diarreia ou constipação;

4- Emagrecimento rápido e não intencional;

5- Anemia;

IR PARA JC.COM.BR

6- Cansaço e fraqueza.

A boa notícia é que a detecção precoce da doença é possível. A maioria dos tumores evolui a partir de lesões benignas, os pólipos adenomatosos, por um período de 10 a 15 anos, existindo, portanto, um período pré-clínico detectável bastante longo.

Fatores de risco:

Alto consumo de carne vermelha ou processada, consumo excessivo de álcool, alimentação pobre em frutas e fibras, idade igual ou superior a 50 anos, obesidade, inatividade física e tabagismo. Fatores hereditários, como histórico familiar, além de condições crônicas como a doença inflamatória intestinal crônica (colite ulcerativa ou doença de Crohn) e Diabetes Melittus Tipo 2.

Prevenção:

Prática regular de atividade física; Manter o peso adequado; Fazer de alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação; Reduzir a óleos, gorduras, sal e açúcar; Reduzir o consumo de carnes vermelhas; Beber pelo menos dois litros de água por dia; Evitar o consumo de bebidas alcoólicas; Não fumar.

Todas as informações são do Ministério da Saúde.

Veja as principais notícias do dia em jc

IR PARA JC.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories