Depois do sucesso da Ozempic como emagrecedor, originalmente produzida para tratar diabetes, agora outra substância ganhou as redes sociais com relatos de perda de peso, a berberina. Por ser um composto obtido a partir de plantas medicinais, ganhou o nome de "Ozempic natural".

O que é o Ozempic?

É um remédio que tem como princípio ativo a semaglutida. É produzido pela farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk. Faz parte de um grupo de medicações consideradas revolucionárias para tratar o diabetes tipo 2 e a obesidade, apesar de o uso para esta última ainda não estar liberado no Brasil.

Ele é uma caneta, de aplicação semanal na pele, disponível em três doses: 0,25 mg, 0,50 mg e 1 mg.

Emagrecer de forma saudável não tem fórmula mágica. O ideal é praticar atividades físicas, comer de forma equilibrada e saudável, beber bastante água e ter sono de qualidade. Com exceção para aqueles que recebem indicação de medicamentos, não faltam receitas e ingredientes "milagrosos" que buscam burlar a orientação e acelerar o processo.

IR PARA JC.COM.BR

Como o Ozempic funciona?

A semaglutida simula a ação do GLP-1, hormônio produzido no intestino que regula a glicemia (nível de açúcar no sangue) e as respostas da saciedade —daí o seu uso para o emagrecimento.

O que acontece no corpo? A substância liberada na corrente sanguínea é metabolizada por enzimas (peptidases) capazes de quebrar proteínas ou peptídeos e, depois, eliminada por via renal, principalmente pela urina.

O que está acontecendo?

Uma busca no TikTok pelo nome do fitoterápico devolve resultados de médicos e influenciadores de, pelo menos, dois anos atrás.

São vídeos em português, inglês e espanhol falando sobre os benefícios, entre eles a melhora da resistência à insulina, do nível de colesterol e para regulação da microbiota.

Há, inclusive, uma pessoa que indica as dosagens e forma de ingestão para perder peso, o que só deveria ser prescrito individualmente por um profissional habilitado.

IR PARA JC.COM.BR

Pessoas sem obesidade que não conseguem emagrecer com dieta e exercícios acabam recorrendo a medicamentos, mas, no caso do Ozempic, tem havido falta do remédio.

Então, uma solução natural que se apresenta mais viável, inclusive financeiramente, ganha a graça do público, até por não precisar de receita médica.

O que é a berberina?

A berberina é um composto fitoterápico, ou seja, extraído das raízes de plantas como goldenseal e berberis.

O ingrediente tem sido usado para distúrbios intestinais e para tratar infecções. O medicamento é tomado por via oral como um pó, cápsula ou comprimido.

Esse componente ativo tem demonstrado alguns efeitos em estudos pequenos: Reduzir sintomas da diarreia causada pela síndrome do intestino irritável; Em pessoas com diabetes, a berberina pode diminuir a glicemia em jejum, após as refeições e hemoglobina glicada; No diabetes, ela é mais eficaz em combinação com outros medicamentos para a doença do que quando usada sozinha.

IR PARA JC.COM.BR

A berberina ajuda a emagrecer?

Até o momento, as evidências científicas mais fortes vêm de duas revisões que analisaram outros estudos clínicos e indicaram leve redução de peso. Em uma, houve discreta redução do IMC (índice de massa corporal) e circunferência da cintura.

Porém, os estudos foram realizados em pessoas com obesidade, então não é possível dizer que a berberina tem o mesmo efeito em outros grupos. Assim, por enquanto, não há indicação direta de uso para emagrecimento na população geral.

Quais são os riscos da berberina?

Ao analisar a goldenseal, planta da qual a berberina é extraída, foram identificados efeitos colaterais como: Náuseas; Ansiedade; Indigestão; Contrações uterinas; Icterícia em recém-nascidos. Em grandes quantidades, a goldenseal pode causar convulsões, insuficiência respiratória e afetar os batimentos cardíacos.

ATENÇÃO

Apenas profissionais formados na área de saúde podem recomendar remédios e quantidades de ingestão da substância. Esta matéria contém apenas caráter educativo e informações do site UOL e da ABESO.

Veja as principais notícias do dia em jc

IR PARA JC.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories