Confira as principais causas da queda de cabelo; e as 10 melhores vitaminas para reduzir a queda

Existe um ciclo natural de queda de cabelo , quando os fios nascem, crescem, estabilizam, caem e se renovam. Entretanto, a perda excessiva pode ser um indicativo de que os fios precisam de nutrientes para ganhar resistência.

As vitaminas para queda de cabelo são fundamentais, uma vez que oferecem uma combinação de elementos que, aliados a uma boa alimentação, podem manter o processo de queda dentro de um limite aceitável, o que gira em torno de 60 a 100 fios de cabelo por dia.

Principais causas da queda de cabelo:

IR PARA JC.COM.BR

1- Alimentação deficiente;

Uma alimentação saudável deve ser rica em nutrientes, vitaminas e minerais, para fortalecer o organismo e, automaticamente, os cabelos e unhas. É essencial consumir alimentos com alta concentração de proteínas, zinco, ferro, vitaminas A e C, para evitar a queda capilar

2- Genética;

A queda de cabelo, especialmente, nos homens pode estar associada ao fator genético em função do histórico de calvície na família.

3- Estresse e ansiedade;

Em níveis elevados essas duas condições emocionais podem gerar o desequilíbrio do cortisol, hormônio que se associa ao estresse. Assim, é provável que a pessoa seja afetada pelo eflúvio telógeno, situação de perda dos fios direto no couro cabeludo em quantidade muito superior ao normal.

4- Medicamentos;

Alguns medicamentos como antidepressivos, anticoagulantes ou para hipertensão podem causar efeitos colaterais e colaborar para que os cabelos caiam em maior quantidade. Nesse caso, o médico deve ser consultado para introduzir a suplementação adequada.

5- Menopausa ou andropausa;

A menopausa das mulheres ou andropausa dos homens potencializam a alteração hormonal, provocando a queda de cabelo em excesso.

IR PARA JC.COM.BR

6- Hipotireoidismo;

O mau funcionamento da tireoide pode acarretar o hipotireoidismo, que provoca a produção deficiente de hormônios importantes nas funções metabólicas e de crescimento dos fios de cabelo.

7- Pós-parto;

Logo após o parto os níveis de hormônios como estrógeno, progesterona, HCG, ocitocina e prolactina caem, o que pode tornar os cabelos mais fracos e quebradiços, provocando a queda.

8- Fungos;

Os fungos podem atingir não apenas as unhas, mas também, o couro cabeludo, o que produz a descamação, desestabilizando assim, a estrutura dos fios. É mais comum surgirem quando o sistema imunológico está desprotegido, por isso, a suplementação de vitaminas é tão importante.

9- Anemia;

A ausência de ferro no organismo desencadeia um quadro de anemia, com deficiência na produção de hemoglobina. A proteína é responsável por levar oxigênio às células vermelhas do sangue para todos os tecidos, o que inclui o couro cabeludo e quando não acontece, os fios são afetados.

10- Uso de produtos químicos.

Alguns produtos como alisantes, formol e tinturas podem ser responsáveis pelo enfraquecimento do cabelo. São itens que costumam atingir a raiz e a cutícula dos fios, fazendo com que caiam com maior frequência.

IR PARA JC.COM.BR

Importância das vitaminas para queda de cabelo

O organismo depende de vitaminas e nutrientes para se manter forte, resistente e saudável, o que pode ser conquistado com uma boa alimentação. Entretanto, quando a queda de cabelo se torna persistente, pode ser um sinal de necessidade de suplementação.

Com isso, a melhor forma de tratar a queda de cabelo é introduzir na rotina as vitaminas essenciais, que ajudam a minimizar a condição de queda e devolvem ao cabelo a força necessária.

As 10 melhores vitaminas reduzir a queda de cabelo:

Vitamina A; Vitaminas do complexo B; Vitamina C; Ácido fólico; Vitamina E; Vitamina D; Ferro; Zinco; Selênio; Ômega 3 e ômega 6.

As informações são do site Pague Menos.

Veja as principais notícias do dia em jc

IR PARA JC.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories