Babosa é o nome popular pelo qual são conhecidas duas espécies de plantas medicinais, Aloe vera e Aloe succotrina, utilizadas desde a antiguidade para fins medicinais e de beleza.
Há cerca de 6 mil anos, os egípcios chamavam a Aloe vera de "planta da imortalidade". A babosa é muito conhecida por suas propriedades calmantes, cicatrizantes, anestésicas, antitérmicas e anti-inflamatórias, além de ser ótima para hidratar o cabelo e cuidar da pele.
Estudos posteriores, com revisão da literatura acadêmica sobre a babosa, apontam a necessidade de novas pesquisas, já que há fontes que indicam tanto benefícios quanto riscos em relação ao consumo.
Em todos os casos, o perigo parece estar no consumo de produtos industrializados que contêm babosa. Além disso, há pessoas que apresentam sensibilidade aos compostos da planta.
Quais os benefícios da babosa para a saúde humana?
A seguir, confira 9 benefícios da babosa para sua saúde:
Trata queimaduras solares
Pode tratar, prevenir ou curar queimaduras solares e é inclusive encontrada em produtos para tratar queimaduras e em protetores solares.
Reduz a celulite
Aliada a uma dieta e exercícios, ela pode reduzir a celulite.
Trata gripes e resfriados
Por conter propriedades antibióticas, a babosa pode ajudar no tratamento de gripes, resfriados, asma, bronquite e rinite.
Babosa para pele
A babosa na pele atua como um hidratante natural, que deixa a pele mais bonita e previne o envelhecimento.
Combate dores musculares
A babosa tem função anestésica, anti-inflamatória e cicatrizante, uma compressa de aloe vera pode aliviar dores musculares, dores ósseas, enxaqueca, artrite e reumatismo.
Melhora a saúde digestiva
Por conter ácidos graxos, a planta reduz o inchaço e a irritação do estômago, intestino delgado e cólon, suas propriedades antiácidas auxiliam e previnem a indigestão.
Melhora a imunidade do organismo
A planta aumenta a produção de linfócitos T e melhora o sistema imunológico do organismo, ajudando a combater infecções.
Alivia problemas bucais
A polpa da babosa alivia feridas como aftas, gengivites e estomatites.
Controla o colesterol
Tem uma função ativadora da circulação sanguínea, removendo o excesso de gordura das artérias e ajudando a controlar os níveis de colesterol.
Contraindicações: Quais os perigos da babosa?
Não há contraindicações sobre o uso externo da babosa e qualquer pessoa pode utilizá-la, inclusive crianças. Só há problemas em casos de alergia, o que também é muito raro.
IMPORTANTE
Se você tiver suspeita ou um problema sério relacionado ao consumo de babosa, procure orientação médica. Esta matéria contém informações do site eCycle.