A vitamina D é um hormônio que atua na saúde óssea, crescimento, imunidade, musculatura, metabolismo e em diversos órgãos e sistemas, como o cardiovascular e o sistema nervoso central.
É uma vitamina essencial para o organismo humano e mantê-la na quantidade adequada fornece diversos benefícios.
A principal função da vitamina D é preservar o sistema osteomuscular, agindo nas concentrações de cálcio e fósforo no organismo.
Nos últimos anos, a ciência tem demonstrado a presença de receptores de vitamina D em diversos órgãos e tecidos, o que sugere que a atuação da vitamina D seja muito mais ampla do que se imaginava.
Atualmente, existem evidências de atuação da vitamina D nos seguintes tecidos e processos: Metabolismo do colágeno; Regulação do magnésio; Liberação de insulina pelo pâncreas e da prolactina pela hipófise; Controle da hipertensão arterial sistêmica e obesidade; Prevenção de alguns tumores, como carcinoma de mama, melanoma, alguns tipos de leucemias, carcinoma de próstata e de intestino; Prevenção de doenças autoimunes.
ONDE A VITAMINA D É ENCONTRADA?
Os precursores de vitamina D são produzidos pelo nosso próprio corpo. Através da exposição solar, a pele transforma a pró-vitamina D3 em pré-vitamina D3 e posteriormente em Vitamina D3, que também pode ser adquirida pela dieta e uso de suplementos.
COMO SABER QUE A VITAMINA D ESTÁ BAIXA?
Para medir a dosagem de vitamina D no organismo, utiliza-se exames de sangue. Quando os níveis de vitamina D estão baixos, a taxa de cálcio presente no organismo é reduzida, o que afeta negativamente a ossificação e crescimento em crianças e a remodelação óssea em adultos, desenvolvendo osteopenia e osteoporose nos adultos, e raquitismo nas crianças.
A falta da vitamina também afeta a força e a contratilidade muscular e pode causar fraqueza muscular.
COMO INGERIR VITAMINA D: ALIMENTOS E SUPLEMENTOS
A maior parcela de vitamina D é proveniente da exposição solar. Alguns alimentos são capazes de fornecer vitamina D para o organismo.
QUAIS ALIMENTOS POSSUEM VITAMINA D?
Os principais alimentos ricos em vitamina D são: Peixes oleosos: salmão, atum enlatado, sardinha em conserva. Gema de ovo; Cogumelos.
SUPLEMENTOS
Os suplementos só são indicados quando o nível de vitamina D está abaixo do ideal para a idade ou condição clínica requer a suplementação. De toda forma, lembre-se que a automedicação pode causar danos para a saúde e é sempre importante consultar seu médico de confiança para a prescrição da dose adequada de suplementação.
Qual o horário ideal para tomar Vitamina D?
O melhor horário para tomar vitamina D depende da forma de obtê-la. Se estamos falando em alimentação, você pode consumir alimentos ricos em vitamina D durante todo o dia.
Já no caso da suplementação, o mais indicado é tomá-la junto a uma das principais refeições do dia, seja o café, almoço ou jantar. Quando consumida com uma fonte de gordura saudável, sua absorção tende a ser melhor.
Não há evidências de que tomar o suplemento pela manhã ou à noite seja melhor. Por isso, se você é uma pessoa que não sente fome pela manhã, por exemplo, é melhor deixar para ingerir o suplemento durante o almoço ou jantar.
Qual o melhor horário para tomar vitamina D por meio do sol?
Cerca de 20 minutos de sol diariamente com mais de 40% da pele exposta é o suficiente para prevenir a falta da vitamina. No entanto, diferentemente da suplementação, existe um melhor horário nesse caso.
O horário que proporciona melhor absorção de vitamina D é das 10h às 16h, período conhecido por ser mais prejudicial para a pele. Por isso, é preciso tomar alguns cuidados, não se esqueça do protetor solar!
Esta matéria contém informações dos sites Lavoisier e Neo Química.