O câncer de intestino geralmente se desenvolve a partir de pólipos, que são crescimentos anormais na parede interna do cólon ou reto. Nem todos os pólipos se tornam cancerosos, mas certos tipos de pólipos podem se transformar em câncer ao longo do tempo.
CÂNCER DE INTESTINO: 5 FATOS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O CÂNCER DE CÓLON E RETO
Câncer de intestino:
O câncer de intestino, também conhecido como câncer colorretal, é um tipo de câncer que afeta o intestino grosso (cólon) ou o reto. É um dos tipos mais comuns de câncer em todo o mundo.
5. verdades que você precisa saber sobre o câncer de cólon e reto:
1. Hábitos saudáveis podem te salvar
O câncer de intestino está relacionado a hábitos como tabagismo, alimentação inadequada e falta de exercício físico. O consumo excessivo de carnes processadas e vermelhas, juntamente com a defumação e conservantes presentes nesses alimentos, aumenta o risco. Por outro lado, uma alimentação rica em alimentos naturais, como frutas, legumes e verduras, e uma dieta com fibras, pode prevenir o câncer colorretal.
2. A gordura corporal, em excesso, pode provocar a doença
O acúmulo excessivo de gordura corporal está associado a um estado de inflamação crônica no organismo, o qual pode contribuir para o desenvolvimento do câncer de intestino. Segundo o INCA, manter um índice de massa corporal adequado, entre 18,5 e 24,9 kg/m², ajuda a reduzir o risco desse tipo de câncer. É importante ressaltar que mesmo indivíduos com um IMC dentro da faixa adequada podem apresentar um nível elevado de gordura corporal.
Evitar o álcool e tabagismo pode salvar a sua vida
O tabagismo e o consumo excessivo de álcool são prejudiciais à saúde e estão associados a várias doenças, incluindo o câncer de intestino. O risco de desenvolver câncer aumenta com a ingestão diária de mais de 30 gramas de etanol (cerca de duas doses de bebida alcoólica). O álcool é convertido em acetoaldeído, uma substância cancerígena, e também facilita a absorção de outras substâncias cancerígenas pelas células devido às suas propriedades solventes.
4. As suas fezes têm muito a dizer sobre a sua saúde
O câncer de intestino apresenta sintomas como sangue nas fezes, alterações nas fezes, mudanças no hábito intestinal, dor abdominal, fraqueza, anemia, perda de peso inexplicada ou massa abdominal. O INCA recomenda exames para detecção precoce em pessoas com sintomas ou em grupos de risco elevado. A pesquisa de sangue oculto nas fezes e as endoscopias são os principais exames de rastreamento para o câncer colorretal.
5. Você já ouviu falar em pólipos? É bom ficar de olho!
Os pólipos colorretais são lesões benignas que se formam no intestino devido ao crescimento anormal de tecido na mucosa. Embora sejam geralmente benignos, existe o risco de se transformarem em câncer. Por isso, é importante realizar acompanhamento médico e remover os pólipos. A colonoscopia e a retossigmoidoscopia são procedimentos utilizados para esse fim, permitindo a prevenção do desenvolvimento da doença.
Veja os sintomas de câncer de intestino a seguir:
1. Alterações no hábito intestinal, como diarreia ou constipação persistentes
2. Fezes de aparência anormal, como fezes finas ou em fita
3. Dor ou desconforto abdominal persistente
4. Fraqueza e fadiga inexplicáveis