Preta Gil conta como descobriu câncer de intestino através do cocô

A cantora Preta Gil deu uma entrevista para Ana Maria Braga durante sua participação no programa Mais Você e falou sobre os últimos meses lutando contra o câncer de intestino.

Segundo a artista, ela viu que tinha algo de errado com seu organismo por meio de suas fezes.

"Tinha muita prisão de ventre, fezes achatadas, sangue nas fezes e entrei no hospital com um diagnóstico de cefaleia"

IR PARA JC.COM.BR

"Fui ao banheiro e senti uma coisa escorrer nas minhas pernas, quando olhei era sangue. Comecei a me sentir mal, tive um desmaio, me levaram às pressas para o hospital, médicos pediram tomografia, ressonância e na primeira tomografia já apareceu o tumor. Tem seis centímetros", relembra a cantora.

O câncer de intestino é um tumor maligno que se desenvolve no intestino grosso ou no reto. Segundo Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 40 mil pessoas são diagnosticadas anualmente com câncer de intestino.

Fatores de riscos:

O histórico familiar é um fator que aumenta o risco para o câncer de intestino, mas ele também pode ser causado por hábitos de vida ruins, como tabagismo, excesso de álcool, sedentarismo, má alimentação e obesidade.

Preta Gil nas suas redes sociais sempre fala sobre as dores e decepções do tratamento contra o câncer de intestino. Em outras oportunidades, ela destacou o apoio da família e dos amigos como essenciais durante todo esse processo.

Sintomas:

Mudanças no hábito intestinal (diarreia ou prisão de ventre); sangue nas fezes; vontade frequente de ir ao banheiro, com sensação de evacuação incompleta; dor ou desconforto abdominal, como gases ou cólicas; perda de peso sem razão aparente; cansaço, fraqueza e anemia.

IR PARA JC.COM.BR

Quando a doença está no início, não é comum a ocorrência de sintomas, por isso é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce da doença. Quanto mais cedo o câncer for tratado, maior é a chance de cura.

Como diminuir o risco de câncer de intestino?

Fazer atividade física na maioria dos dias da semana; ter uma alimentação rica em fibras (frutas, vegetais e grãos) e pobre em gorduras animais; não fumar; evitar o consumo de bebidas alcoólicas; realizar exames anuais, após os 50 anos, para detecção precoce e tratamento de pólipos.

As informações são do Ministério da Saúde.

Como está Preta Gil hoje?

Nesta última terça-feira (6), Preta Gil comemorou o fim da radioterapia.

Nas redes sociais, Preta Gil comemorou bastante o marco no tratamento e compartilhou um vídeo ao lado de alguns médicos durante o processo.

IR PARA JC.COM.BR

"Última radioterapia! Venci mais uma batalha!", começou dizendo. Ela também agradece por todo amor e energia positiva.

Ao som da música Amizade é tudo, do cantor Thiaguinho, Preta Gil ainda anunciou no vídeo postado que fará uma festa de aniversário e convidou todos os profissionais que cuidaram dela para o evento.

Veja as principais notícias do dia em jc

IR PARA JC.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories