Truque da banana para emagrecer: Mito ou verdade?
Você já ouviu falar na dieta da banana?
Apesar de existirem diferentes versões, o regime semi-restritivo consiste em se alimentar diariamente da fruta durante o café da manhã, com opção de substituir todos os alimentos da refeição matinal por banana à vontade ou consumir apenas quatro bananas acompanhadas de um ou dois copos de água à temperatura ambiente ou morna.
A dieta, que viralizou em 2008 no Japão, foi criada pela farmacêutica Sumiko Watanabe, especialista em medicina preventiva, e promete emagrecimento rápido e eficiente, o que vem chamando novamente a atenção e ganhando espaço na rotina dos brasileiros.
Segundo dados do Google, as pesquisas pela dieta da banana aumentaram 2.000% nos últimos três meses, entretanto, poucos falam sobre os riscos e a real eficácia da tendência do momento.
Não é nenhuma novidade quando nos deparamos com mais algum método de emagrecimento na internet, né? Agora, você sabe diferenciar uma boa dica de uma furada, por exemplo, a história do "chá de banana para emagrecer"?
Banana emagrece?
Como alerta a nutricionista Bettina Del Pino, "assim como vários outros técnicas ou chás emagrecedores milagrosos que aparecem na internet, não existem estudos que comprovem que a banana seja um alimento com efeito emagrecedor".
Mas isso não desestimula o consumo da fruta, viu? Segundo a nutri, "a banana é rica em vitaminas e minerais, como potássio, vitamina A e vitamina C, além de possuir em sua composição triptofano, um aminoácido essencial para a produção de serotonina, o hormônio da felicidade".
No fim das contas, apesar de fazer bem à saúde, a banana não possui nenhuma característica de emagrecimento comprovado. Aliás, nenhum alimento isoladamente tem o poder de mexer os ponteiros da balança, viu?
Vale muito acrescentá-la à sua dieta, tendo em vista que o consumo da banana nos traz diversos benefícios à saúde
Benefícios da banana:
Reduz o estresse e ajuda a combater a insônia; Ajuda a prevenir diabetes; Ajuda a manter o sistema digestivo saudável; Fortalece o sistema imunológico e ajuda a prevenir doenças; Faz bem para o coração; Pode ajudar com a a ansiedade e a depressão; Colabora com a saúde dos ossos.
No fim das contas, o único método de perder peso é o déficit calórico – ou seja, comer menos calorias do que o seu corpo consome.
Como emagrecer de forma saudável?
Ao contrário do que muitos pensam (e incentivam), não é apenas comendo pouco e cortando alimentos que se alcança esse déficit, mas fazendo refeições equilibradas e suficientes para nutrir o seu corpo, mantendo uma ingestão rica de nutrientes.
O que funciona provavelmente você já sabe. Refeições completas com todos os grupos alimentares para sustentar e nutrir o seu corpo, muita água, sono de qualidade e exercício físico são as peças-chave para um emagrecimento saudável.
Todas as informações são do site Liv Up! e Ge Globo.