Em janeiro deste ano Preta Gil, de 48 anos, revelou diagnóstico positivo para o câncer de intestino.

O câncer de intestino é um tumor maligno que se desenvolve no intestino grosso ou no reto. Segundo Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 40 mil pessoas são diagnosticadas anualmente com câncer de intestino.

Como está Preta Gil hoje?

Emocionada, Preta Gil compartilhou através do seu perfil no Instagram nesta terça-feira (6) que realizou sua última radioterapia. A próxima etapa será de uma cirurgia para a retirada do tumor.

IR PARA JC.COM.BR

Preta Gil em conversa com Ana Maria Braga, do Mais Você fala que vai ter que usar uma bolsa de colostomia.

"Em agosto eu volto para uma cirurgia para retirar o tumor com a esperança de que a radioterapia tenha diminuído ele, para que a cirurgia seja menor e com menos agressividade. Eu vou passar por um período que é outra fase, que tem os fantasmas. Vou ter que usar uma bolsa de colostomia, para poder dar um sossego ali", contou.

E continuou: "A gente tem muito esses monstros. Os médios já me mostram como é, como se faz. E para tudo na vida a gente tem uma solução. Tem que ter esse otimismo! O que importa é que estou viva e confiante na cura", disse

Bolsa de colostomia

A estomia (ou ostomia) é um procedimento cirúrgico que consiste na realização de uma abertura artificial no corpo para criar um acesso entre os órgãos internos com o meio externo. Permanente ou temporária, a estomia também pode ser adotada para auxiliar na alimentação ou respiração em outras condições clínica.

A bolsa de colostomia é um instrumento médico, normalmente utilizado em pacientes que realizaram a cirurgia de colostomia. Esse procedimento, na maioria dos casos, é realizado em quem sofre de doenças inflamatórias no intestino, câncer intestinal e problemas de saúde que exigem a amputação do reto.

IR PARA JC.COM.BR

A cirurgia de colostomia é realizada a partir de uma abertura na parede abdominal, próxima à parte final do intestino, por onde passarão as excreções. O papel da bolsa é coletar o conteúdo fecal, facilitando o processo de evacuação do paciente e permitindo que as fezes sejam descartadas de maneira prática e higiênica.

Sintomas do câncer de intestino:

Mudanças no hábito intestinal (diarreia ou prisão de ventre); sangue nas fezes; vontade frequente de ir ao banheiro, com sensação de evacuação incompleta; dor ou desconforto abdominal, como gases ou cólicas; perda de peso sem razão aparente; cansaço, fraqueza e anemia.

Quando a doença está no início, não é comum a ocorrência de sintomas, por isso é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce da doença. Quanto mais cedo o câncer for tratado, maior é a chance de cura.

Como descobrir o câncer de intestino no início?

É recomendada a realização anual do exame de sangue oculto nas fezes para pessoas acima de 50 anos. Trata-se de exame laboratorial relativamente simples e que pode ser solicitado pelo médico clínico. Para as pessoas com maior risco pode ser necessária a realização de colonoscopia.

Como diminuir o risco de câncer de intestino?

Fazer atividade física na maioria dos dias da semana; ter uma alimentação rica em fibras (frutas, vegetais e grãos) e pobre em gorduras animais; não fumar; evitar o consumo de bebidas alcoólicas; realizar exames anuais, após os 50 anos, para detecção precoce e tratamento de pólipos.

IR PARA JC.COM.BR

As informações são do Ministério da Saúde.

Veja as principais notícias do dia em jc

IR PARA JC.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories