SINTOMAS DA GLICOSE ALTA: Descubra como saber se você está com glicose alta
GLICOSE ALTA:
A glicose alta é uma condição em que o pâncreas produz grandes quantidades de insulina, um hormônio responsável por manter os níveis de açúcar no sangue normal.
GLICOSE ALTA:
Quando está muito elevado, pode evoluir para um quadro de diabetes, gerando inúmeros danos a todo o organismo, dos olhos aos pés.
Descubra a seguir, quais são os SINTOMAS QUE INDICAM A GLICOSE ALTA
1. Mais fome
O organismo acaba tendo que realizar um esforço muito intenso no intuito de eliminar esse excesso de açúcar no sangue. Isso faz com que a pessoa apresente mais fome, como mecanismo de compensar esse gasto energético.
2. Perda de peso inexplicada
Uma das características do excesso de glicose no sangue, especialmente nos casos que já evoluíram para diabetes, é a dificuldade de transporte do açúcar do sangue para os órgãos e tecidos.
Esse fenômeno faz com que falte energia para essas estruturas, obrigando o corpo a recorrer às reservas de gordura e músculo, levando à perda de peso.
3. Cansaço
Essa mesma falta de energia que leva o corpo a buscar recursos nos músculos e nas reservas de gordura faz com o corpo não tenha o "combustível" necessário para exercer suas funções adequadamente, gerando uma constante sensação de fraqueza e desânimo, mesmo sem realizar grandes esforços.
4 . Muita Sede
Uma pessoa com um alto índice de glicose no sangue terá uma tendência de eliminar esse excesso de glicose pela urina.
Estando, portanto, essa urina muito concentrada, ela "puxará" mais água consigo. O cérebro, em resposta, percebe essa maior desidratação e manda um sinal para aumentar a sede.
5. Sonolência
Isso também é causado porque o cérebro fica sem energia para funcionar adequadamente e, para se preservar, reduz o metabolismo e desacelera os processos corporais, gerando sonolência.
6. Enjoo
A energia gerada através da queima da gordura gera subprodutos conhecidos como cetonas. Esses são os responsáveis pelos sintomas de náuseas ou até de vômitos dos pacientes.
7. Dor de cabeça
Como consequência dessa deficiência da distribuição de açúcar para as células, o cérebro também acaba ficando sem energia para funcionar direito. Isso faz com que ocorram dores de cabeça e problemas de atenção.
Importante:
Estes sintomas também estão relacionados a outras doenças, não sendo necessariamente sinais e sintomas exclusivos da glicose alta
Faça uma consulta médica
Porém, na presença desses sintomas deve-se procurar ajuda médica ou o pronto-socorro mais próximo no caso de surgirem sintomas de crise de hipoglicemia pois pode levar ao coma e colocar a vida em risco.