VITAMINA D: PARA QUE SERVE? Veja como obter vitamina D e qual é o MELHOR HORÁRIO para consumir
A vitamina D desempenha um papel regulador como pró-hormônio, principalmente na absorção de cálcio e fósforo pelo corpo.
Como resultado, a vitamina D é essencial para fortalecer ossos, dentes e músculos, ao mesmo tempo que desempenha um papel importante no funcionamento cerebral.
Além disso, a vitamina D ajuda a prevenir a osteoporose em adultos, especialmente em mulheres que têm maior predisposição para essa doença, e evita o raquitismo em crianças.
A falta de vitamina D traz alguns sintomas, como: dor nos músculos, fraqueza, dor nos ossos e espasmos musculares.O diagnóstico pode ser feito através de um exame de sangue.
A produção de vitamina D não ocorre naturalmente no corpo. É necessário obter essa vitamina por meio da alimentação, exposição solar adequada ou suplementação.
A forma de obtenção da vitamina D varia de acordo com a forma em que ela se apresenta, que pode ser duas: a vitamina D2 (adquirida pela alimentação) e D3 (adquirida pelo sol).
Importante ressaltar que, embora tenham origens diferentes, ambas servem para o mesmo propósito no organismo.
Para adquirir vitamina D através da alimentação, consuma alimentos como: peixes de água salgada, carnes, ovos, leite, manteiga, nozes, castanhas, couve, espinafre ou feijão
Já para obter a vitamina D pela exposição solar, é necessário tomar sol diariamente por 10 a 15 minutos, sem o uso de protetor solar, idealmente antes das 10h da manhã ou após as 16h da tarde, pois é quando a radiação solar está menos perigosa.
Qual é o melhor horário para obter vitamina D?
Não existem evidências suficientes que indiquem a necessidade de tomar suplementos de vitamina D ou consumir alimentos ricos nessa vitamina em um horário específico, seja de manhã ou à noite. O horário em si não é relevante.
No entanto, alguns especialistas recomendam tomar os suplementos de vitamina D após as refeições, especialmente aquelas que contenham alguma fonte de gordura, pois o nutriente é lipossolúvel (dissolvido em gorduras).
Excesso de vitamina D:
Também deve-se atentar para o excesso de vitamina D, que pode aumentar a concentração de cálcio no sangue, o que contribui para a formação de cálculos renais.
A intoxicação pelo excesso de vitamina D traz alguns sintomas, como: nervosismo, náusea, sede, fraqueza, aumento da vontade de urinar e da pressão arterial. Deve-se interromper a suplementação da vitamina e procurar um médico.