Saiba como ganhar massa muscular rápido
O que é o aumento de massa muscular?
Segundo artigo da Revista da Biologia, da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, o aumento de massa muscular (ou massa magra), conhecido como hipertrofia, é o crescimento no tamanho das fibras musculares ou de músculos com concentração de proteínas no interior da célula muscular.
Benefícios de ganhar massa muscular:
Aumento da flexibilidade; Aceleramento do metabolismo;
Fortalecimento dos membros; Melhora da autoestima e da imagem corporal; Alívio nos sintomas de estresse, ansiedade, depressão, tensão muscular e insônia; Diminuição da pressão arterial.
Como ganhar massa muscular?
Para entender como ganhar massa muscular rápido de maneira saudável é importante ter em mente que não existe um milagre que acontece da noite para o dia, pois é preciso inserir novos hábitos na sua rotina e observá-los ao longo das semanas.
Alimentação:
Um deles está relacionado a uma dieta alimentar com foco no ganho de massa muscular, que deve ser elaborada por um profissional da área da saúde. O novo cardápio deve conter alimentos que ajudem no fornecimento de energia durante os exercícios físicos, além da prevenção e recuperação de lesões.
Exercício físico:
A prática regular de exercícios de musculação em casa, com supervisão de um profissional especialista, também pode potencializar os resultados e estimular hormônios do corpo, como a testosterona e anabólicos.
Mesmo com uma rotina agitada, priorize os seus horários de descanso durante o treino e, principalmente, o seu sono, para que o seu corpo consiga regenerar os tecidos musculares e liberar hormônios.
Quanto tempo para ganhar massa muscular?
Vale lembrar que, mesmo seguindo as orientações, cada corpo reage de uma maneira diferente, portanto, não há como determinar o tempo de ganho de massa muscular, justamente porque cada pessoa tem um biotipo único.
Confira a seguir os alimentos para ganhar massa muscular:
Uma boa dieta para ganho de massa muscular deve ser equilibrada e priorizar a ingestão de nutrientes que sejam favoráveis à massa magra, e não ao acúmulo de gorduras no corpo.
Com a orientação de um profissional especialista, consulte as possibilidades de alimentos com proteínas, lipídeos, carboidratos, vitaminas, minerais e compostos bioativos.
Proteínas:
Fornecem aminoácidos essenciais e atuam na construção dos músculos, sendo encontradas no soro do leite, peito de frango, cortes de carne vermelha (alcatra, patinho e coxão mole), peixes (atum e salmão), entre outros.
Carboidratos complexos:
Fontes de energia e conservação de glicogênio muscular durante o exercício físico e pós-treino, sendo encontrados em batata-doce, abóbora, grão-de-bico, brócolis, arroz integral refinado, entre outros.
Lipídeos:
Produzem testosterona e energia, por serem mobilizados pelas células para oxidação. Estão presentes em alimentos como castanhas, abacate, azeite de oliva, amendoim, entre outros.
Dica:
Antes de consumir um alimento, observe seu valor nutricional, pois o excesso de açúcar e frituras, por exemplo, contribui para o aumento de gordura no corpo, e não para o aumento da massa magra.
As informações são da Growth Suplements.