O fato da alimentação ser a chave para uma vida saudável não é um segredo. Os hábitos alimentares da pessoa estão diretamente atrelados ao seu tempo de vida.
Esse é o objeto de estudo da nutricionista Michiko Tomioka. Ela é natural do Japão, onde as pessoas vivem em média 84 anos.
Quando se mudou para os EUA, a profissional analisou seis alimentos que as pessoas não devem consumir para ter uma vida longa e saudável.
Saiba os 6 alimentos que devem ser evitados:
1. CACHORRO QUENTE
São ricos em sal e gorduras saturadas que podem aumentar o risco de certos tipos de câncer.
Michiko Tomioka indica substituir pelo tofu, rico em proteínas, mas com pouco sal e conservantes. Os bolinhos de arroz multigrãos com atum envolto em algas marinhas também são uma boa saída.
2. HAMBÚRGUER
Hambúrgueres de fast food são ricos em sal, gorduras trans e gorduras saturadas, o que pode aumentar o nível de colesterol "ruim", conhecido como LDL.
A nutricionista sugere comer hambúrguer de tofu em um bolinho de arroz integral crocante, coberto com um pouco de edamame.
3. REFRIGERANTE
Beber refrigerantes açucarados regularmente aumenta o risco de desenvolver diabetes tipo 2.
Bebidas refrescantes e de baixa caloria, como os chás verdes, são bons substituintes.
4. CEREAIS AÇUCARADOS
São ricos em açúcar, o que pode levar a problemas futuros de pressão arterial, ganho de peso, aumento da inflamação e diabetes.
A sugestão da especialista é optar pelo natto, um prato japonês feito de soja fermentada, com um pouco de arroz multigrãos.
5. QUEIJO CREMOSO
Apesar dos laticínios serem fonte de cálcio e proteína, queijos como cream cheese fornecem baixa quantidade de proteína e muito colesterol.
A pasta feita com farinha de soja e gergelim é uma saída para quem deseja substituir o queijo.
6. DOCES
Os carregados de açúcar e ricos em amido de milho são muito prejudiciais ao coração e ao cérebro.
Michiko Tomioka, no entanto, é a favor dos chocolates amargos na dieta, pois contém antioxidantes que combatem outras doenças.