A rinite causa nariz entupido, dificuldade em sentir cheiros e respirar, coceiras e irritações. Embora os alimentos não causem rinite, cerca de 8% dos indivíduos acometidos por ela apresentam sintomas respiratórios associados à alimentação.
Além disso, não basta se preocupar apenas com as variações de temperatura e com a casa sempre limpa e livre de poeira e ácaros. Há pessoas que são sensíveis até a certos alimentos, e consumi-los é o mesmo que contribuir para a rinite.
A ingestão excessiva de alguns ingredientes pode desencadear rinite por causa das suas propriedades. Os sintomas mais comuns são os gastrointestinais (como vômito, diarreia e cólicas) e os da pele, mas o indivíduo pode ter coriza, espirro, tosse e chiados no peito.
O contrário também ocorre: certos alimentos podem ajudar a evitar ou amenizar os espirros e seus demais sintomas.
Melhores alimentos para rinite
Por outro lado, um cardápio rico em minerais, vitaminas e outros nutrientes encontrados em alimentos in natura favorecem o sistema imunológico. Quando as defesas do organismo estão fortalecidas, é mais difícil cair vítima de uma crise alérgica.
Confira, a seguir, os melhores alimentos para quem tem rinite:
1 – Mel
Adoçante natural, o mel tem propriedades bactericidas, fungicidas e anti-inflamatórias que auxiliam na expectoração. A dupla mel e gengibre é um remédio natural para aliviar rinite e resfriados.
2 – Gengibre
Tem poder adstringente e expectorante. Além de fazer um chazinho com mel, você pode incluir rodelas de gengibre na sua garrafinha de água.
3 – Cebola e alho
Seja na salada ou como temperos, essa dupla é rica em propriedades antibacterianas, antifúngicas e antivirais.
4 – Frutas cítricas
São ricas em antioxidantes e fortalecem o sistema imunológico. Desse modo, inclua na dieta limão, laranja e abacaxi, que se destacam por conter bromelina, uma substância que reduz a congestão nasal e a inflamação das vias aéreas.
5 – Água
Essencial para o bom funcionamento do organismo! E não poderia ficar de fora dessa lista, pois hidrata as vias respiratórias e suas mucosas, além de deixar o muco mais fluido.
6 - Semente e grãos
Castanhas e sementes em geral (linhaça, girassol, chia…) são ótimas por suas abundâncias em flavonoides, que são anti-inflamatórios naturais.
ATENÇÃO
Esta matéria contém informações do site Vitat, com base nas instruções do médico otorrinolaringologista Daniel Destailleur. No entanto, para diagnósticos e medicamentos seguros, realize uma consulta particular com seu médico.