A FEBRE MACULOSA É PERIGOSA? Veja os PRINCIPAIS SINTOMAS DA FEBRE MACULOSA

O que é a febre maculosa?

A Febre Maculosa é uma doença infecciosa febril aguda, que pode causar quadros críticos, com alta probabilidade de morte. A doença causada por bactérias do gênero Rickettsia causa manchas vermelhas na pele.

A doença vem do carrapato?

O carrapato-estrela, uma vez infectado pela bactéria do gênero Rickettsia, é responsável pela transmissão da Febre Maculosa. Capivaras, bois e cavalos são os principais hospedeiros dos carrapatos-estrela.

A Febre Maculosa é grave?

Segundo informações da Secretaria de Saúde do Paraná, se não tratada adequadamente, a Febre Maculosa pode evoluir para quadros graves e levar a pessoa à morte.

IR PARA JC.COM.BR

Em 2022, a cidade de São Paulo registrou cerca de 62 casos de febre maculosa, deste 44 morreram. Em 3 casos não foi notificada a evolução dos quadros clínicos dos pacientes.

Transmissão da doença:

Segundo o Ministério da Saúde, para transmitir a doença o carrapato precisa ficar até 4 horas preso na pele de uma pessoa. O problema é que os micuins, carrapatos pequenos e jovens, também são transmissores, sendo difíceis de ver a olho nu.

Sintomas da Febre Maculosa:

1. Febre alta

2. Dor no corpo

IR PARA JC.COM.BR

3. Dor de cabeça

4. Falta de apetite

5. Desânimo

Como é feito o diagnóstico?

Após confirmar alguma mordida, ou um dos sintomas, o diagnóstico é feito a partir de um exame de sangue solicitado por um médico.

Tratamento:

O tratamento precisa ser feito rápido, através de antibióticos específicos. Caso haja demora no tratamento, alguns remédios podem não ter mais efeito.

IR PARA JC.COM.BR

Cuidados:

Há também a possibilidade de que a transmissão da bactéria ocorra no momento em que os carrapatos infectados e aderidos à pele dos hospedeiros forem retirados com as mãos desprotegidas, além do habito que se tem de esmagá-los com as unhas, ação que pode expor o homem à hemolinfa dos carrapatos infectados.

Veja as principais notícias do dia em jc

IR PARA JC.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories