ÔMEGA 3 FAZ MAL PARA O FÍGADO? saiba PARA QUE SERVE e veja as CONTRAINDICAÇÕES do medicamento
ÔMEGA 3
O ômega-3 é um conjunto de ácidos graxos polinsaturados essencial para o bom funcionamento do corpo humano.
PARA QUE SERVE?
O ômega 3 mantém a saúde das membranas celulares, das funções cerebrais e a qualidade da transmissão de impulsos nervosos, agindo diretamente no sistema nervoso central.
BENEFÍCIOS
A Sociedade Brasileira de Cardiologia indica a ingestão de um grama por dia de ômega 3 para auxiliar no tratamento de doença coronariana e para impulsionar a saúde cardiovascular.
MULHERES GRÁVIDAS
A Organização Mundial da Saúde (OMS) também aponta que a suplementação de ômega 3 é benéfica para mulheres grávidas, uma vez que esta substância é fundamental para o desenvolvimento do cérebro do indivíduo ainda na fase fetal.
ONDE O ÔMEGA 3 PODE SER ENCONTRADO?
Os peixes marinhos, gordurosos e de águas geladas são as principais fontes de Ômega 3 encontradas na natureza e alguns exemplos são salmão, atum, sardinha, pescada, corvina e anchova.
ALERTA
Contudo, o consumo excessivo de ômega 3 pode causar contraindicações e malefícios.
MALEFÍCIOS
O excesso de ácido eicosapentaenóico (EPA) e de ácido docosahexaenóico (DHA) no organismo (presentes no ômega 3) está sendo relacionado ao desenvolvimento e ao agravamento de doenças.
Confira a seguir alguns dos principais malefícios para a saúde que o excesso de ômega 3 pode causar:
1) Episódios hemorrágicos
O excesso de ômega 3 no organismo pode levar à ocorrência de episódios hemorrágicos em determinados indivíduos. Isto ocorre devido às propriedades anticoagulantes do ômega 3.
2) Elevação do colesterol
Ainda que o ômega 3 tenha o potencial de aumentar o HDL (colesterol bom) e reduzir os triglicérides, o excesso de ômega 3 no organismo está relacionado ao aumento do colesterol no sangue.
3) Câncer de Próstata
Um estudo publicado no Journal of the National Cancer Institute relaciona o excesso de ômega 3 no organismo à maior incidência de câncer de próstata.
CONTRAINDICAÇÕES
O ômega 3 precisa ser consumido com cuidado e orientação profissional. Pessoas com problemas de coagulação, portadores de hemofilia, próteses cardíacas, lactantes e pacientes de tratamento oncológico não devem tomar o suplemento sem indicação médica.