CHÁ VERDE EMAGRECE? Veja 6 motivos para inserir a bebida na sua dieta
O que é o chá verde?
O chá verde é obtido da planta Camellia sinensis, uma árvore de pequeno porte, de origem asiática, bem adaptada e cultivada no Brasil. Os principais tipos de chás provenientes dessa espécie são derivados de seu processamento (grau de fermentação), sendo eles o chá verde, branco, amarelo, vermelho e preto.
Chá verde tem efeito termogênico?
Os alimentos termogênicos aceleram o metabolismo por meio de estímulos para o aumento da atividade do sistema nervoso simpático. São exemplos algumas frutas, verduras, café, chás, especiarias e ervas, incluindo alecrim, pimentão, aipo, hortelã, soja, pimenta, brócolis, canela, gengibre e o próprio chá verde.
Estudos envolvendo o chá verde apontam que ele possui efeito termogênico. Contudo, a dose necessária para obter este efeito é variável, não sendo estabelecida quantidade exata. Em relação ao peso, os resultados ainda são controversos.
Chá verde emagrece?
Substâncias presentes no chá verde auxiliam na redução da gordura corporal e na diminuição do peso corpóreo. Estudos realizados com humanos mostram aumento do gasto energético de cerca de 4% e da oxidação lipídica com o consumo de chá verde, em função de seu efeito termogênico.
A analista técnica de políticas sociais Simone Costa Guadagnin, da Coordenação de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, destaca que não existe alimento milagroso.
"De forma isolada, sem considerar toda a alimentação e a atividade física, não existe alimento algum que emagreça. O resultado na perda de peso é consequência de um estilo de vida que inclua uma alimentação adequada, como um todo, e a prática de atividade física", indica.
Como preparar o chá verde?
Os chás são uma ótima opção para ingestão de líquidos que fazem parte do hábito alimentar da população brasileira e podem fazer parte de uma alimentação saudável desde que a adição de açúcar seja nula ou mínima
Quais são os benefícios do chá verde?
3- Ações anti-inflamatórias;
4- Antiateroscleróticas, hipocolesterolêmicas, hipoglicemiantes;
6- Podendo auxiliar no tratamento de doenças crônicas.
Qual dose diária devo tomar para obter os benefícios?
Há pesquisas ainda inconclusivas a respeito da dose necessária. Porém, alguns estudos sugerem o consumo entre as refeições, para não interferir no aproveitamento de micronutrientes do almoço e jantar.
Todas as informações são do Ministério da Saúde.