CHÁ VERDE EMAGRECE? Veja 6 motivos para inserir a bebida na sua dieta

O que é o chá verde?

O chá verde é obtido da planta Camellia sinensis, uma árvore de pequeno porte, de origem asiática, bem adaptada e cultivada no Brasil. Os principais tipos de chás provenientes dessa espécie são derivados de seu processamento (grau de fermentação), sendo eles o chá verde, branco, amarelo, vermelho e preto.

Chá verde tem efeito termogênico?

Os alimentos termogênicos aceleram o metabolismo por meio de estímulos para o aumento da atividade do sistema nervoso simpático. São exemplos algumas frutas, verduras, café, chás, especiarias e ervas, incluindo alecrim, pimentão, aipo, hortelã, soja, pimenta, brócolis, canela, gengibre e o próprio chá verde.

Estudos envolvendo o chá verde apontam que ele possui efeito termogênico. Contudo, a dose necessária para obter este efeito é variável, não sendo estabelecida quantidade exata. Em relação ao peso, os resultados ainda são controversos.

IR PARA JC.COM.BR

Chá verde emagrece?

Substâncias presentes no chá verde auxiliam na redução da gordura corporal e na diminuição do peso corpóreo. Estudos realizados com humanos mostram aumento do gasto energético de cerca de 4% e da oxidação lipídica com o consumo de chá verde, em função de seu efeito termogênico.

A analista técnica de políticas sociais Simone Costa Guadagnin, da Coordenação de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, destaca que não existe alimento milagroso.

"De forma isolada, sem considerar toda a alimentação e a atividade física, não existe alimento algum que emagreça. O resultado na perda de peso é consequência de um estilo de vida que inclua uma alimentação adequada, como um todo, e a prática de atividade física", indica.

Como preparar o chá verde?

Os chás são uma ótima opção para ingestão de líquidos que fazem parte do hábito alimentar da população brasileira e podem fazer parte de uma alimentação saudável desde que a adição de açúcar seja nula ou mínima

Quais são os benefícios do chá verde?

IR PARA JC.COM.BR

1- Ações antioxidantes;

2- Ações termogênicas;

3- Ações anti-inflamatórias;

4- Antiateroscleróticas, hipocolesterolêmicas, hipoglicemiantes;

5- Anticancerígenas;

IR PARA JC.COM.BR

6- Podendo auxiliar no tratamento de doenças crônicas.

Qual dose diária devo tomar para obter os benefícios?

Há pesquisas ainda inconclusivas a respeito da dose necessária. Porém, alguns estudos sugerem o consumo entre as refeições, para não interferir no aproveitamento de micronutrientes do almoço e jantar.

Todas as informações são do Ministério da Saúde.

Veja as principais notícias do dia em jc

IR PARA JC.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories