Conheça 8 sintomas da glicose alta e por que você deve se preocupar

A glicose (ou açúcar) é fundamental para a manutenção do bom funcionamento do nosso organismo, já que é o principal combustível para fornecer energia para que os processos ocorram.

No entanto, é fundamental que os níveis de glicose no sangue se mantenham dentro de parâmetros considerados normais. Quando está muito elevado, pode evoluir para um quadro de diabetes, gerando inúmeros danos a todo o organismo, dos olhos aos pés.

Quais são os sintomas da glicose alta?

IR PARA JC.COM.BR

1- Sede:

Uma pessoa com um alto índice de glicose no sangue terá uma tendência de eliminar esse excesso de glicose pela urina. Estando, portanto, essa urina muito concentrada, ela "puxará" mais água consigo. O cérebro, em resposta, percebe essa maior desidratação e manda um sinal para aumentar a sede.

2- Aumento da vontade de urinar:

Devido a alterações na osmolaridade causadas pelo excesso de glicose no sangue, a glicose puxa mais água para a urina. Isso faz com que aumente a vontade de urinar desse paciente.

3- Mais fome:

O organismo acaba tendo que realizar um esforço muito intenso no intuito de eliminar esse excesso de açúcar no sangue. Isso faz com que o paciente apresente mais fome, como mecanismo de compensar esse gasto energético.

4- Perda de peso inexplicada:

Uma das características do excesso de glicose no sangue – especialmente nos casos que já evoluíram para diabetes – é a dificuldade de transporte do açúcar do sangue para os órgãos e tecidos. Esse fenômeno faz com que falte energia para essas estruturas, obrigando o corpo a recorrer às reservas de gordura e músculo, levando à perda de peso.

5- Cansaço:

Essa mesma falta de energia que leva o corpo a buscar recursos nos músculos e nas reservas de gordura faz com o corpo não tenha o "combustível" necessário para exercer suas funções adequadamente, gerando uma constante sensação de fraqueza e desânimo, mesmo sem realizar grandes esforços.

IR PARA JC.COM.BR

6- Dor de cabeça:

Como consequência dessa deficiência da distribuição de açúcar para as células, o cérebro também acaba ficando sem energia para funcionar direito. Isso faz com que ocorram dores de cabeça e problemas de atenção.

7- Sonolência:

Com esse transporte de glicose para o cérebro prejudicado, além dos sintomas citados acima, pode-se destacar também o aumento do sono. Isso também é causado porque o cérebro fica sem energia para funcionar adequadamente e, para se preservar, reduz o metabolismo e desacelera os processos corporais, gerando sonolência.

8- Enjoo:

A energia gerada através da queima da gordura gera subprodutos conhecidos como cetonas. Esses são os responsáveis pelos sintomas de náuseas ou até de vômitos dos pacientes.

Como faço para diminuir a taxa de açúcar no sangue?

Evite comer doces industrializados e processados; Não se alimentar somente de frutas no lugar de uma refeição; Não exagerar nos carboidratos; Evite tomar refrigerantes e bebidas ricos em açúcar; Foque nos alimentos com fibras; Realize exercícios físicos; Tome bastante água Faça medições regulares dos níveis de glicose, pelo menos uma vez por ano

É indispensável o acompanhamento médico regular, com as devidas medições da glicose. Nesses casos, você pode buscar a ajuda de um(a) endocrinologista. Esse(a) profissional te ajudará a controlar sua taxa de glicose e a melhorar sua rotina, no intuito de melhorar suas taxas e sua saúde.

IR PARA JC.COM.BR

Todas as informações são do site Clinica da família.

Veja as principais notícias do dia em jc

IR PARA JC.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories