Céline Dion pode nunca mais voltar aos palcos; veja sintomas da síndrome da pessoa rígida
Síndrome da pessoa rígida (SPR)
Celine revelou no ano passado que tinha sido diagnosticada com a síndrome de stiff-person (síndrome da pessoa rígida), doença neurológica rara que causa rigidez nos músculos e espasmos dolorosos, deixando a pessoa "dura". A síndrome é extremamente rara, estima-se que afeta cerca de uma a duas pessoas por milhão.
A condição é caracterizada por espasmos persistentes, abrangendo vários músculos diferentes, especialmente os dos membros inferiores e do tronco – quando as pernas são afetadas, o paciente começa a andar como um soldado porque não consegue movimentar muito bem seus músculos e articulações.
De acordo com o PhD em Neurociências Fabiano de Abreu Agrela, que já realizou estudos sobre a síndrome, a doença afeta duas vezes mais mulheres do que homens.
Segundo O Globo, a doença surge entre os 40 e 60 anos de idade apresentando-se, inicialmente, como espasmos intermitentes que evoluem, tornando-se contínuos. Somente cerca de 5% dos casos ocorrem na infância ou adolescência.
Estado de Saúde de Celiné Dion
A cantora Celiné Dion, de 55 anos, teve uma piora em seu estado de saúde e provavelmente nunca mais voltará aos palcos, segundo o site RadarOnline.
Lembrando que cantora canadense já tinha cancelado quase 40 shows previstos na Europa até abril de 2024.
De acordo com a revista Radar, Céline não está conseguindo recuperar os movimentos ou ainda retardar a doença.
"Para ser honesto, ela mal consegue se mexer", disse uma fonte da publicação. "Céline está com muita dor. Ela tem a melhor equipe médica que o dinheiro pode comprar, mas as coisas não parecem boas. Sua doença é incurável. E por mais que ela tenha trabalhado nisso com médicos e terapeutas, ela simplesmente não está melhorando", afirmou a fonte.
A cantora vendeu sua mansão em Las Vegas, onde ela fez shows durante anos e está voltando para o Canadá, onde vive sua família. "Celine tem 11 irmãos e irmãs morando no Canadá. É um sistema de apoio incrível e amoroso para ela durante um período de crise pessoal", afirmou uma das pessoas do círculo da cantora.
Céline tem três filhos, René-Charles, de 21, e os gêmeos Nelson e Eddy, de 11, que ela teve com o marido, o produtor musical René Angélil, que morreu em 2016.
Quais sãos os sintomas da SPR?
Rigidez; Espasmos dolorosos; Fortes dores nas articulações, principalmente nas costas e coluna; Cair com frequência
Diagnóstico
Normalmente, o paciente diagnosticado com essa síndrome, possui outras doenças autoimunes, como diabetes tipo 1, tireoide ou vitiligo. Apesar de ser rara, ela possui tratamento e pode ser curada, entretanto, pode ser demorado.
Tratamento
Lembrando que não há cura para a síndrome que afeta Celine Dion, mas existem tratamentos que podem atrasar sua progressão. Precisa do uso de medicamentos prescritos por especialistas.