Céline Dion pode nunca mais voltar aos palcos; veja sintomas da síndrome da pessoa rígida

Síndrome da pessoa rígida (SPR)

Celine revelou no ano passado que tinha sido diagnosticada com a síndrome de stiff-person (síndrome da pessoa rígida), doença neurológica rara que causa rigidez nos músculos e espasmos dolorosos, deixando a pessoa "dura". A síndrome é extremamente rara, estima-se que afeta cerca de uma a duas pessoas por milhão.

A condição é caracterizada por espasmos persistentes, abrangendo vários músculos diferentes, especialmente os dos membros inferiores e do tronco – quando as pernas são afetadas, o paciente começa a andar como um soldado porque não consegue movimentar muito bem seus músculos e articulações.

De acordo com o PhD em Neurociências Fabiano de Abreu Agrela, que já realizou estudos sobre a síndrome, a doença afeta duas vezes mais mulheres do que homens.

IR PARA JC.COM.BR

Segundo O Globo, a doença surge entre os 40 e 60 anos de idade apresentando-se, inicialmente, como espasmos intermitentes que evoluem, tornando-se contínuos. Somente cerca de 5% dos casos ocorrem na infância ou adolescência.

Estado de Saúde de Celiné Dion

A cantora Celiné Dion, de 55 anos, teve uma piora em seu estado de saúde e provavelmente nunca mais voltará aos palcos, segundo o site RadarOnline.

Lembrando que cantora canadense já tinha cancelado quase 40 shows previstos na Europa até abril de 2024.

De acordo com a revista Radar, Céline não está conseguindo recuperar os movimentos ou ainda retardar a doença.

"Para ser honesto, ela mal consegue se mexer", disse uma fonte da publicação. "Céline está com muita dor. Ela tem a melhor equipe médica que o dinheiro pode comprar, mas as coisas não parecem boas. Sua doença é incurável. E por mais que ela tenha trabalhado nisso com médicos e terapeutas, ela simplesmente não está melhorando", afirmou a fonte.

IR PARA JC.COM.BR

A cantora vendeu sua mansão em Las Vegas, onde ela fez shows durante anos e está voltando para o Canadá, onde vive sua família. "Celine tem 11 irmãos e irmãs morando no Canadá. É um sistema de apoio incrível e amoroso para ela durante um período de crise pessoal", afirmou uma das pessoas do círculo da cantora.

Céline tem três filhos, René-Charles, de 21, e os gêmeos Nelson e Eddy, de 11, que ela teve com o marido, o produtor musical René Angélil, que morreu em 2016.

Quais sãos os sintomas da SPR?

Rigidez; Espasmos dolorosos; Fortes dores nas articulações, principalmente nas costas e coluna; Cair com frequência

Diagnóstico

Normalmente, o paciente diagnosticado com essa síndrome, possui outras doenças autoimunes, como diabetes tipo 1, tireoide ou vitiligo. Apesar de ser rara, ela possui tratamento e pode ser curada, entretanto, pode ser demorado.

Tratamento

Lembrando que não há cura para a síndrome que afeta Celine Dion, mas existem tratamentos que podem atrasar sua progressão. Precisa do uso de medicamentos prescritos por especialistas.

Veja as principais notícias do dia em jc

IR PARA JC.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories