A maçã é uma fruta rica em nutrientes e possui uma lista completa de benefícios a nossa saúde.
Vinagre de maçã
Por se tratar de uma fruta versátil, a maçã é utilizada em diferentes receitas. Uma das suas variáveis comuns de consumo é o vinagre de maçã.
O vinagre de maçã é uma bebida fermentada feita a partir desta fruta e pode ser utilizada tanto em saladas quanto para melhorar a saúde do nosso cabelo, por exemplo.
Efeitos colaterais do consumo de vinagre de maçã
No entanto, o consumo do vinagre de maçã exige cuidados, visto que pode apresentar efeitos colaterais tanto positivos quanto negativos.
Quais são os benefícios de consumir o vinagre de maçã?
Confira a seguir 5 benefícios do consumo do vinagre de maçã.
1. Ajuda na digestão
O vinagre de maçã é rico em ácido acético, o que pode ajudar a estimular a produção de enzimas digestivas e melhorar a absorção dos nutrientes dos alimentos.
2. Ajuda a perder peso
O vinagre de maçã pode ajudar a reduzir a sensação de fome e a aumentar a saciedade, o que pode levar a uma redução no consumo de calorias.
3. Controla o açúcar no sangue
Algumas pesquisas indicam que o vinagre de maçã pode ajudar a controlar os níveis de glicose no sangue, o que é benéfico para quem tem diabetes ou pré-diabetes.
4. Beneficia o sistema imunológico
O vinagre de maçã contém ácido málico, que pode ajudar a combater bactérias e vírus.
5. Melhora a saúde cardiovascular
O vinagre de maçã pode ajudar a reduzir o colesterol LDL ("ruim") e os triglicerídeos, o que é benéfico para a saúde do coração.
Quais são os malefícios de tomar vinagre de maçã?
Veja em seguida 5 malefícios de tomar vinagre de maçã.
1. Aumentar o desconforto gastrointestinal
Sabendo que o pH do vinagre é ácido (está entre 3 a 3,5) pode gerar danos a parede do sistema gastrointestinal, causada a partir de uma perda progressiva da proteção natural.
2. Agravar gastrites e outras inflamações
Os sintomas causados pela ingestão do vinagre de maçã, neste caso, podem incluir queimação e até mesmo erosão esofágica.
Pacientes diagnosticados com gastrite e outras condições inflamatórias podem sofrer com o agravamento do quadro.
3. Para emagrecer pode ser cilada
Isso porque ocorre um emagrecimento momentâneo, mas sem reeducação alimentar, causando o chamado "efeito sanfona", quando em pouco tempo depois a pessoa recupera o peso novamente.
4. Aumenta a perda de densidade dos ossos e músculos
Com o uso do vinagre de maçã para emagrecimento, que geralmente é recomendado em dietas muito restritivas, os efeitos colaterais do consumo podem causar uma perda da velocidade do funcionamento do metabolismo.
5. Auxiliar na corrosão do esmalte do dente
A ingestão do vinagre da maçã puro (sem ser diluído e de maneira constante), pode danificar o esmalte dos dentes, pois a acidez do vinagre leva a uma perda de minerais que podem acabar gerando a erosão do esmalte.