BOCA AMARGA PODE SER CÂNCER? Veja 08 PRINCIPAIS SINAIS E SINTOMAS DO CÂNCER DE BOCA e COMO PREVENIR a doença

O câncer de boca:

O câncer de boca também é conhecido como câncer de lábio ou na cavidade oral. É um tumor maligno, que afeta os lábios, as estruturas da boca, as gengivas, língua, bochechas e o céu da boca. É o quarto tipo de câncer mais comum e tem maior frequência em pessoas do sexo masculino.

A parte posterior da língua, as amígdalas e o palato fibroso fazem parte da região chamada orofaringe e seus tumores têm comportamento diferente do câncer de cavidade oral.

Como prevenir?

Alguns hábitos podem auxiliar na prevenção da doença, como: Não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, manter peso corporal adequado, manter boa higiene bucal, usar preservativo durante o sexo oral.

IR PARA JC.COM.BR

Principais sinais e sintomas para câncer de boca:

A informação de que a boca amarga pode ser câncer não passa de um mito. Confira os principais sintomas do câncer de boa segundo o Ministério da Saúde:

1. Lesões (feridas) na boca ou lábio

2. Manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas

3. Nódulos (caroços) no pescoço

4. Rouquidão persistente

IR PARA JC.COM.BR

5. Dificuldade de mastigação e de engolir

6. Dificuldade na fala

7. Sensação de que há algo preso na garganta

8. Dificuldade para movimentar a língua

Como detectar?

O câncer de boca pode ser detectado em fase inicial da doença, o que permite tratamento mais efetivo e cura. É necessário estar atento a qualquer alteração na boca, desde mudanças na coloração até o surgimento de lesões parecidas com uma afta, que não cicatrizem em até 15 dias.

IR PARA JC.COM.BR

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico do câncer de cavidade oral normalmente pode ser feito com o exame clínico (visual), mas a confirmação depende da biópsia. Esse procedimento, na grande maioria das vezes, pode ser feito de forma ambulatorial, com anestesia local, por um profissional treinado.

Tratamento:

Na grande maioria das vezes é cirúrgico, tanto para lesões menores, com cirurgias mais simples, como para tumores maiores. O cirurgião de Cabeça e Pescoço é o profissional que vai avaliar o estágio da doença.

Veja as principais notícias do dia em jc

IR PARA JC.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories