O colesterol LDL (conhecido como ruim) e os triglicerídeos podem se tornar vilões para a nossa saúde, caso atinjam níveis muito elevados.
Isso porque, caso vá se acumulando em nossas artérias, têm o potencial de reduzir o fluxo sanguíneo ou mesmo de causar o entupimento desses vasos, resultando em problemas graves, como derrame (AVC), insuficiência cardíaca e até infarto.
E, diferentemente do que muitos podem achar, a dislipidemia (alteração nos níveis de gordura no sangue) não é um sintoma restrito às pessoas com excesso de peso, podendo surgir mesmo em quem está de bem com a balança, em crianças ou simplesmente por tendências genéticas.
O colesterol alto não apresenta sintomas, porém, sinais podem indicar problemas cardiovasculares.
Sinais do colesterol alto:
Dicas para combater o colesterol alto:
Alimentar-se adequadamente; Modere o consumo de álcool; Pare de fumar; Fique atento ao peso; Faça atividades físicas regularmente; Tome cuidado com o estresse.
Alimentos que ajudam a combater o colesterol alto
E engana-se quem pensa que o cardápio indicado para combater o colesterol alto precisa ser muito restrito. Na verdade, é preciso evitar certos grupos de alimentos, como aqueles ricos em açúcares e gorduras saturadas, trans e animais, dando preferência a pratos cozidos ou preparados no vapor.
Também é recomendado evitar molhos e temperos prontos, devido à quantidade de conservantes e outros produtos químicos que esses alimentos contêm. Não vai adiantar você montar um bonito prato de salada, se depois você cobri-lo com esse tipo de molho industrializado. Prefira vinagre ou apenas um fio de azeite.
Informações são do Blog da GEAP.