O limão é uma fruta cítrica que, além de muita vitamina C, é um excelente antioxidante e rico em fibras solúveis que ajudam a diminuir o apetite e regular o intestino, sendo muito utilizado para temperar peixes, mariscos e frango.
O limão recém colhido possui contém cerca de 55% da quantidade diária necessária de vitamina C, que atua como um poderoso antioxidante e ajuda a melhorar o sistema imunológico, evitando doenças como a gripe e os resfriados, além de conter outros componentes antioxidantes, como polifenóis, limonóides e ácido cafeico.
O limão é uma fruta muito poderosa, no entanto, não é 100% responsável para curar doenças de maneira completa. O limão, quando associado à medicação correta, pode ser uma poderosa arma.
Confira doenças que o limão ajuda a prevenir, com base nas informações do site Tua Saúde:
1. Previne a prisão de ventre
O limão ajuda a estimular o intestino por ser rico em fibras, o que favorece a passagem das fezes pelo trato gastrointestinal, tendo um melhor efeito quando consumido com água morna logo em jejum.
2. Exerce efeitos gastroprotetores
Um dos compostos ativos do limão é o limoneno, o qual foi demonstrado ter efeitos anti-inflamatórios e antimicrobianos contra a bactéria Helicobacter pylori, além de prevenir o surgimento de úlceras estomacais e duodenais.
3. Protege contra infecções
Devido ao limoneno, o limão possui propriedades antifúngicas e antibacterianas que ajudam a combater doenças como a candidíase, gripe, resfriados e infecção por outras bactérias como Staphylococcus aureus, Streptococcus pneumoniae e Moraxella catarrhalis.
4. Diminui a pressão arterial
O limão poderia ajudar a regular a pressão arterial, já que é rico em flavonoides que exercem um efeito inibitório na vasoconstrição das artérias, relaxando os vasos sanguíneos e melhorando, assim, o fluxo sanguíneo. Além disso, a vitamina C também tem sido relacionado com uma diminuição da pressão arterial.
5. Previne a anemia
O limão ajuda a prevenir anemia porque contém vitamina C, o qual favorece a absorção de ferro a nível intestinal, principalmente o ferro proveniente de origem vegetal. Para isso, é importante consumir os alimentos ricos neste mineral em conjunto com uma alimentação rica em vitamina C, incluindo o limão.
6. Previne alguns tipos de câncer
O limão contém diversos compostos bioativos como os limonoides e flavonoides que possuem propriedades anti-tumorais, anti-inflamatórios e antioxidantes que evitam a formação de radicais livres, induzem a apoptose e inibem a proliferação celular.
7. Previne as pedras nos rins
O ácido cítrico presente nos limões poderia ajudar a prevenir a formação de pedra nos rins, já que a urina é menos ácida. Além disso, exerce propriedades diuréticas que também ajudam a prevenir a formação de cálculos.