O QUE PODE AUMENTAR O RISCO DO CÂNCER NO PULMÃO? Veja quais os 09 PRINCIPAIS SINAIS E SINTOMAS DO CÂNCER DE PULMÃO e COMO PREVENIR
O que aumenta o risco do câncer de pulmão?
O tabagismo é a principal causa de câncer de pulmão. A exposição à poluição do ar, infecções pulmonares de repetição, doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema pulmonar e bronquite crônica), fatores genéticos e história familiar de câncer de pulmão favorecem ao desenvolvimento desse tipo de câncer.
O que é o câncer de pulmão?
No Brasil, a doença foi responsável por 28.620 mortes em 2020. No fim do século XX, o câncer de pulmão se tornou uma das principais causas de morte evitáveis.
9 principais sinais do câncer de pulmão:
6. Perda de peso e de apetite
7. Pneumonia recorrente ou bronquite
8. Sentir-se cansado ou fraco
9. Nos fumantes, o ritmo habitual da tosse é alterado e aparecem crises em horários incomuns
Como prevenir?
Para prevenção do câncer de pulmão você pode: Não fumar, praticar atividade física, evitar o tabagismo passivo e evitar a exposição a agentes químicos (como arsênico, asbesto, berílio, cromo, radônio, urânio, níquel, cádmio, cloreto de vinila e éter de clorometil), presentes em determinados ambientes de trabalho.
Detecção:
A detecção precoce do câncer é uma estratégia utilizada para encontrar um tumor numa fase inicial e, assim, possibilitar maior chance de tratamento bem sucedido.
O tratamento:
O tratamento do câncer de pulmão depende do tipo histológico e do estágio da doença, podendo ser tratado com cirurgia, quimioterapia ou radioterapia, e/ou modalidades combinadas.