O que é a ansiedade?
A ansiedade é uma reação natural do corpo a estímulos que causam stress e geralmente não é prejudicial. Porém, quando a ansiedade se torna excessiva e persistente, e começa a afetar negativamente a qualidade de vida, é considerada um transtorno de ansiedade.
Entenda o que é o transtorno de ansiedade
O transtorno de ansiedade é um problema crônico que afeta muitas pessoas, e geralmente inclui sintomas físicos e psicológicos.
Sintomas de ansiedade
Esses sintomas podem incluir palpitações cardíacas, fadiga, dores de cabeça, suor excessivo, palpitações, aperto no peito, inquietação, falta de apetite, alterações no sono, pensamentos negativos e muito mais.
O que acontece com o cérebro de uma pessoa ansiosa?
A ansiedade acontece no cérebro por causa dos processos químicos que ocorrem no corpo quando a pessoa está preocupada ou estressada.
Reação da ansiedade no corpo
O corpo libera hormônios como adrenalina e cortisol em resposta ao estresse, e isso provoca uma série de reações fisiológicas que podem incluir aumento da pressão arterial, aumento do batimento cardíaco, aumento da respiração e contração dos músculos.
Como diminuir os sintomas da ansiedade?
Para gerenciar e tratar a ansiedade, é importante procurar ajuda médica e aprender a lidar com o estresse de maneiras saudáveis, como exercícios regulares, meditação e terapia.
Alimentos para reduzir o quadro de ansiedade
Além disso, também é possível consumir alguns alimentos que podem auxiliar na redução dos sintomas de ansiedade e pessoas diagnosticadas com esse problema podem comer.
5 alimentos para diminuir a ansiedade
Veja a seguir a lista de 5 alimentos que ajudam a diminuir a ansiedade e entenda seus benefícios
4. Amêndoas, nozes e castanhas
Por que consumir esses alimentos ajudam a diminuir a ansiedade?
De acordo com o nutricionista Diego Pinheiro, esses alimentos são ricos em triptofano, uma substância precurssora de serotonina, que é substância neurotransmissora responsável pelas sensações de prazer e bem-estar.
Realize uma avaliação médica
É importante lembrar que a alimentação não substitui a orientação de um profissional de saúde em caso de transtornos de ansiedade e que uma dieta equilibrada deve ser parte de um tratamento mais amplo.