O melão-de-são-caetano, também conhecido como melão amargo, erva-de-são-caetano, fruto de cobra e melãozinho, é uma planta medicinal com ação cicatrizante e antimicrobiana.

O melão-de-são-caetano é muito usado para ajudar no tratamento de alguns problemas de pele, como picada de inseto, feridas ou eczema, que é uma inflamação na pele causada por alergia a algum medicamento, tecidos ou cremes, por exemplo.

Além disso, essa planta medicinal também possui ação hipoglicemiante, podendo ser indicado na forma de chás para complementar o tratamento da diabetes.

O melão-de-são-caetano é geralmente encontrado em feiras locais e mercados municipais, tem um sabor amargo e pode ser usado em receitas, como suco, refogados e saladas.

IR PARA JC.COM.BR

Além disso, as folhas dessa planta também podem ser usadas para preparar chás e compressas, por exemplo, ou ainda encontrada na forma de cápsulas.

Para que serve o melão-de-são-caetano?

Entre as propriedades do melão-de-são-caetano estão a ação cicatrizante, anti-reumática, hipoglicemiante, antibiótica, antiviral, antidiabética e adstringente. Além do mais, a planta também pode ser usada para:

Regular os níveis de açúcar no sangue, ajudando, por isso, no tratamento da diabetes;

Ajudar no tratamento de problemas de pele, como feridas, lesões e eczemas;

Aliviar as picadas de insetos;

IR PARA JC.COM.BR

Ajudar no tratamento da prisão de ventre.

O melão-de-são-caetano também é eficaz no processo de desintoxicação, ajudando a eliminar toxinas do organismo pela urina, fezes ou suor, após o uso prolongado de medicamentos ou excessos na alimentação, por exemplo.

Como usar o melão-de-são-caetano?

O melão-de-são-caetano pode ser consumido em preparações como sucos, picles, saladas ou refogados. Além disso, as folhas dessa planta também são usadas para o preparo de chás e compressas, para serem aplicadas na pele.

IMPORTANTE

Esta matéria contém informações do site Tua Saúde e possui caráter educativo. Sendo assim, não substitui a orientação de um profissional de saúde e a fruta não atua no lugar de medicamentos. Portanto, para resultados seguros, realize uma consulta médica.

Veja as principais notícias do dia em jc

IR PARA JC.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories