CÂNCER DE PULMÃO: Saiba QUAIS OS SINTOMAS DO CÂNCER DE PULMÃO e COMO É O DIAGNÓSTICO da doença
O que é o câncer de pulmão?
No Brasil, a doença foi responsável por 28.620 mortes em 2020. No fim do século XX, o câncer de pulmão se tornou uma das principais causas de morte evitáveis.
Como prevenir?
Para prevenção do câncer de pulmão você pode: Não fumar, praticar atividade física, evitar o tabagismo passivo e evitar a exposição a agentes químicos (como arsênico, asbesto, berílio, cromo, radônio, urânio, níquel, cádmio, cloreto de vinila e éter de clorometil), presentes em determinados ambientes de trabalho.
Como detectar?
A detecção precoce do câncer é uma estratégia utilizada para encontrar um tumor numa fase inicial e, assim, possibilitar maior chance de tratamento bem sucedido.
Como é feito o diagnóstico?
Raio-X do tórax, complementado por tomografia computadorizada são os exames iniciais para investigar uma suspeita de câncer de pulmão. Em pacientes assintomáticos sob risco de câncer de pulmão ou com sintomas precoces sugestivos a realização do Raio-X de tórax é de grande valor.
Principais sintomas do câncer de pulmão:
6. Perda de peso e de apetite
7. Pneumonia recorrente ou bronquite
8. Sentir-se cansado ou fraco
9. Nos fumantes, o ritmo habitual da tosse é alterado e aparecem crises em horários incomuns
O tratamento:
O tratamento do câncer de pulmão depende do tipo histológico e do estágio da doença, podendo ser tratado com cirurgia, quimioterapia ou radioterapia, e/ou modalidades combinadas.